UOL Notícias Tecnologia

19/03/2008 - 07h00

Leve a agenda do Outlook ou Thunderbird com você pela Internet

PAULO REBÊLO | Para o UOL Tecnologia
Um dos principais motivos para migrar do Outlook Express para o Outlook completo, incluso exclusivamente no pacote Office, é a gama de recursos de calendário. Além de uma agenda básica pela qual você pode marcar compromissos, várias funções avançadas permitem uma infinidade de opções de uso junto ao e-mail, além de anotações rápidas e lembretes com alarme.

O problema é que depois de um tempo se dedicando a escrever compromissos e calendários na sua agenda pessoal, você precisará usar um computador em viagem —ou no trabalho— e não terá acesso à agenda guardada no computador de casa. Há vários paliativos, mas nada melhor do que ter acesso a sua agenda preferida pela web, bastando apenas uma conexão à internet. Uma das soluções é levar seu calendário à Internet, com a sincronia entre o Google Calendar e o Outlook 2007.

A partir da nova versão do Outlook inclusa no Office 2007 (leia sobre as novidades do Office), o programa passa a permitir o uso de calendários online. O recurso pode ser compartilhado em uma rede corporativa ou, simplesmente, direcionado a usuários domésticos que precisam acessar a agenda em movimento. Basta ter uma conta no Gmail e, automaticamente, você está liberado para usar o Google Calendar.

O calendário é uma interface online de agenda, simples e eficiente. Ocorre que nem a banda larga mais veloz é mais rápida que o próprio Outlook, offline, com a interface já conhecida e popular. Neste caso, vamos aprender como realizar a sincronia e manter seus compromissos sempre atualizados, em qualquer lugar.

Google e Microsoft sincronizados

Primeiro, você precisa do seu endereço particular do Google Calendar, ao qual apenas você deve ter acesso. Para tal, basta ir nas opções e escolher 'Calendar Details' como mostra a figura.

Reprodução

Na parte de baixo, o 'private address' é o endereço particular. A diferença para o 'calendar address' é que este segundo é público e, no caso de uma rede corporativa, várias pessoas podem ter acesso ao mesmo calendário e atualizá-lo.

No seu calendário particular, há três opções para exportá-lo: XML, ICAL e HTML. Aqui, vamos usar o ICAL, um formato padronizado de 'internet calendars', também utilizado pelo Mozilla Thunderbird. Com o botão direito do mouse, clique em cima da figura do ícone ICAL e copie o link.

Reprodução

Agora, abra o seu Outlook 2007, vá em Ferramentas (Tools) e escolha Configurações de Conta (Account Settings). Clique em Calendários Internet (Internet Calendars) e clique em Novo (New) para adicionar o calendário online. Cole aquele link do Google Calendar nesta janela e pronto.

Reprodução

Você poderá nomear o calendário, mas não mexa em outras configurações. Aqui, deixamos o nome padrão (basic), apenas para fins de referência. Com o calendário incluído, basta ir para a aba de Calendários do Outlook e você verá agora dois calendários. O padrão do Outlook, sempre offline, e o novo criado por você.

Ao clicar no calendário recém-adicionado, o próprio Outlook se encarrega da sincronia e irá dividir a tela em dois, para visualização simultânea dos dois calendários. Parece fácil? E é. Não há mais nada a fazer.

Reprodução

Thunderbird também pode

Por melhor que seja como cliente de e-mail, os recursos de calendário do Mozilla Thunderbird ainda deixam bastante a desejar. Primeiro, você precisa baixar o Lightning, um add-on (plugin) para o programa de e-mail que inclui uma agenda bem simples. Se você quiser usar apenas a agenda sem o Thunderbird, é preciso baixar o Sunbird, um programa independente. Ambos podem ser encontrados em http://www.mozilla.org/projects/calendar/.

Nos dois casos, o processo é o mesmo. Procure pela opção de acrescentar calendários online, copie o link do seu calendário particular do Google Calendar e cadastre. Apesar de menos funcional quando utilizado offline, a sincronia e interface oferecida pela Mozilla é mais compatível com o Google do que o Outlook.

Vale notar, ainda, que tanto o Sunbird quanto o Lightning ainda estão em versões experimentais, sequer chegaram a 1.0 ainda. No caso do Lightning, a principal vantagem é poder usá-lo dentro do Thunderbird Portable —que, por sua vez, pode ser carregado no pen drive como se fosse um escritório portátil.

Leia mais sobre aplicativos portáteis para usar no pen drive

Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Hospedagem: UOL Host