UOL Notícias Tecnologia

28/03/2008 - 09h10

Hardware sujo prejudica desempenho de programas

CINTIA BAIO | Do UOL Tecnologia
Manter o teclado sem poeira, a tela LCD livre das marcas de dedos não é apenas uma questão de estética. Computador limpo também pode ser sinônimo de máquina funcionando perfeitamente.

Segundo Vagner Issei, analista de TI da S.O.S Computadores, com os componentes em ordem é possível evitar que vários problemas na parte lógica do micro aconteçam. "Há casos em que a máquina não liga simplesmente porque existe sujeira demais no lugar onde está alocada a memória do PC, por exemplo", explica o analista.

De um modo geral, limpar o computador é uma tarefa relativamente fácil. Basta ter em mãos um pano macio, aspirador portátil, pincel de cerdas macias e uma solução de água e detergente neutro para ser usado nas partes plásticas dos equipamentos.

A atenção especial fica mesmo com a tela do monitor. Issei enfatiza que não se deve usar qualquer tipo de líquido nelas, nem mesmo água. "As telas, principalmente as de LCD, mancham muito fácil. Qualquer líquido borrifado diretamente pode ser um desastre. Uma flanela consegue apagar as marcas. Basta paciência", ensina.

A limpeza dentro do gabinete também merece cuidado. Assim como as telas, os circuitos e placas internas são avessos a líquidos. Antes de abrir o gabinete cheque o prazo de garantia do computador e observe o local de cada uma das peças para não correr o risco de sobrar componentes na hora de colocar tudo de volta.

Em locais onde a sujeira não sai apenas com aspirador e pincel, a dica é usar uma borracha branca para eliminar o problema, como se estivesse a apagando mesmo.

Para te ajudar a manter o computador limpinho, o UOL Tecnologia fez um passo-a-passo da faxina que vai desde a limpeza do mouse até o processador. Clique na imagem para ir ao álbum de fotos:

Clique na imagem para ir para o álbum

Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Hospedagem: UOL Host