UOL Notícias Tecnologia

02/04/2008 - 11h04

Tumbas no Japão mostram nome e foto do morto no celular

Da Redação
Nesta semana, a empresa japonesa Ishinokoe criou uma forma inusitada de mostrar as informações de mortos no cemitério. No lugar da tradicional lápide a família pode encomendar por US$ 10 mil um código com a foto e informações do falecido.

Reuters
Japonês lê informações de falecido em em tumba da família, em Tóquio
ÁLBUM DO MÊS
A mensagem cifrada, que funciona como um código de barras, pode ser lida por celulares equipados câmeras fotográficas e software específico.

Neste caso, as informações são transformadas no código e colocadas na tumba. Quem tiver o programa no celular pode checar os dados apenas posicionando o aparelho na frente do desenho. Automaticamente as imagens são traduzidas.

Outras utilizações

Esse tipo de código também é muito usado, principalmente no Japão e Coréia, em publicidade. Aqui no Brasil, a moda está chegando e já e possível ver o código-charada em algumas lojas.

ReproduçãoSem precisar pagar nada, você também pode entrar na onda. No site da Kaywa é possível criar este código inserindo texto, URL, SMS ou número de telefone.

Você pode usá-lo para trocar mensagens escondidas com os seus amigos, colocar preços promocionais na sua loja ou, até mesmo, começar um negócio semelhante ao japonês aqui -e por muito menos de US$ 10 mil.

Como ler o código

Código feito, agora é hora de decifrá-lo. Existem diversos softwares circulando na Internet. No UOL Downloads você pode encontrar o QuickMark, ZXing Code Reader e QR-Code Reader. Basta baixá-lo no aparelho celular e, sempre que encontrar uma mensagem, abrir o programa e posicionar a câmera próxima da imagem.

Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Hospedagem: UOL Host