UOL Notícias Tecnologia

22/04/2008 - 09h31

Assovie a música; a Web 2.0 a encontra para você

CHARLES NISZ | Para o UOL Tecnologia
Com o desenvolvimento das redes sociais, multiplicam-se as formas de interação. Baixar músicas e saber mais sobre os artistas são apenas alguns desses tipos de interação.

Existem alternativas para quem deseja compartilhar playlists, mandar seleções feitas especialmente para outra pessoa e um site análogo ao site de recomendações de notícias Digg.

MÚSICA & TECNOLOGIA
Reprodução
14 SITES E REDES MUSICAIS
A maioria desses sites é em inglês, mas boa parte deles —MySpace, Deezer e Musicovery incluídos— já contam com versões em português.

Confira alguns:

Midomi

O Midomi é um site com uma funcionalidade pouco usual para quem quer achar música: basta cantarolar ou assobiar a música e o site acha a canção para você.

Cante a música por mais de 10 segundos e o site começa a procurá-la. Mas caso você seja tímido e não queira soltar a voz no microfone, não se preocupe: também é possível procurar as músicas por palavras-chave ou outro critério.

Esse filtro é importante, pois quem define as palavras-chaves dos arquivos são os próprios usuários. O banco de dados do site depende exclusivamente das músicas e das informações postadas pela comunidade.

Fine Tune

O FineTune é um site para quem gosta de montar listas de música. Por meio de tags e outros recursos você monta as listas com as suas músicas mais ouvidas.

Uma das funcionalidades é a possibilidade de encontrar artistas relacionados por meio de conexões com o seu artista ou tipo de música preferidos.

Mas há duas condições para a montagem dessas listas: elas podem ter até 45 músicas e elas só podem ter três musicas de um mesmo artista. Variar as bandas e álbuns é justamente o objetivo dessas imposições.

Muxtape

O site Muxtape criou uma maneira de reviver uma atividade feita off-line - a gravação de uma fita - e torná-la disponível na Internet para você compartilhar com quem você quiser.

Lembra como era o processo de gravar uma fita? Basta fazer o cadastro e começar o upload de várias músicas na ordem desejada. Ou seja, começa a gravar a sua seleção de música.
Para compartilhar com outras pessoas, basta enviar o link da sua "fita". Na página inicial do serviço, há alguns exemplos das últimas Muxtapes gravadas.

iJigg

Um Digg para os amantes da música. O iJigg não guarda semelhanças com o site de recomendação de notícias apenas no nome.

O princípio é o mesmo: você sobe uma música para o site e outros usuários a recomendam e votam para que ela permaneça na página inicial.

No site é possível baixar músicas gratuitamente e compartilhar seus arquivos com outras pessoas. Para as bandas, há a facilidade em disponibilizar seu trabalho e encontrar novos fãs.

Musicovery

O Musicovery é um site cujas coordenadas musicais são bastante flexíveis. Você escolhe o tipo de música dentre 18 gêneros disponíveis e pode decidir se ouve hits ou deixa o programa te apresentar artistas menos conhecidos.

Você determina ao programa se quer músicas próximas ao seu estilo preferido ou se o programa pode se afastar um pouco dos parâmetros fornecidos.

Outra opção é escolher as músicas por década. Ou se você quer uma música mais agitada ou calma - de acordo com o seu humor.A rádio web está disponível em inglês, francês, português e espanhol. Também é possível ouvir sua rádio no celular.

Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Hospedagem: UOL Host