UOL Notícias Tecnologia

25/04/2008 - 07h00

Softs ajudam a recuperar arquivos excluídos até da Lixeira; veja tutorial

CINTIA BAIO | Do UOL Tecnologia
De repente, sem querer, você apagou todos os arquivos da Lixeira. Ou, em um gesto automático, apertou a fatídica combinação de teclas
Shift + Delete e viu sua coleção de músicas ir para o espaço.

Antes de o desespero tomar conta de você, saiba que é possível recuperar os dados perdidos do HD, pendrives e câmeras digitais com softs específicos e, alguns, disponíveis gratuitamente na Internet.

No caso de arquivos excluídos do HD, o processo é relativamente simples e boa parte dos dados podem ser recuperados facilmente.

Basta executar os passos para restauração o mais rápido possível, ter preparado o computador antes para prevenir esses "acidentes" e ter a sorte de o HD não ter sofrido nenhum dano físico.

Preparando o PC

A chave para garantir que seus dados excluídos voltem a fazer parte do HD é se prevenir e deixar tudo pronto para caso isso aconteça. A primeira providência é dividir o disco rígido e separar uma parte dele para possíveis restaurações.

Vários softwares ajudam nesta tarefa, como o Norton PartitionMagic 8.0. Basta instalá-lo e seguir o passo-a-passo sugerido. Aproveite para criar uma pasta específica dentro da nova unidade para armezanar os documentos restaurados.

Depois, é só instalar o software de recuperação de arquivos. Muitos deles estão disponíveis para download na Internet— pagos ou gratuitos. Nos testes do UOL Tecnologia, utilizamos o freeware Restoration (versão 2.5.14). Basta baixá-lo e instalá-lo no PC.

Quando a recuperação pode não dar certo no HD?

Em alguns casos, a recuperação dos arquivos do HD pode não acontecer por conta de alguns problemas gerados a partir de informações gravadas sobre os dados do arquivo já excluído— o que pode corromper os dados e tornar o documento inutilizável.

Isso acontece, por exemplo, quando não existe uma divisão do disco rígido em unidades específicas para ler e gravar informações.

Assim, a área ocupada pelo antigo arquivo geralmente é preenchida por novas informações, o que corrompe os dados recuperados e trava o documento. Nesse caso, a saída é ter um HD particionado com uma área dedicada a recuperação.

Outro motivo que pode acarretar problemas é a demora para detectar a exclusão do arquivo. Quando isso acontece e você continua utilizando o sistema operacional, salvando documentos e navegando na Internet, corre-se o risco, mais uma vez, de novas informações serem gravadas sobre os dados do antigo arquivo, o que vai dificultar sua recuperação total.

Como recuperar arquivos

Computador pronto e você desesperado para recuperar a monografia que demorou meses para ficar pronta e que sumiu do PC "em um passe de mágica"?

Veja, a seguir, o passo a passo para recuperar o arquivo (e, a essa altura a sua sanidade) utilizando o Restoration. Para ver as telas do programa em cada um dos procedimentos, basta clicar sobre os links:

Passo 1 - Dê um clique duplo sobre o arquivo executável do programa (restoration.exe)

Passo 2 - Na tela de abertura do programa, escolha em qual drive você quer procurar o arquivo

Passo 3 - Clique em Search Deleted Files. Automaticamente, o programa começará a varrer a unidade em busca dos arquivos deletados. Fique atento porque vários documentos, mesmo os muito velhos, devem aparecer.

Passo 4 - Assim que o arquivo que você deseja é encontrado, é preciso escolher em qual pasta ele deve ser salvo. Aqui entra em cena toda a preparação que você fez. Escolha a unidade e a pasta dedicada à restauração.

Passo 5 - Depois, é só aguardar a recuperação e checar se o arquivo está correto na pasta escolhida.

Recupere dados de pendrives e HDs externos

Recupere dados de cartões de memória de câmeras digitais

Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Hospedagem: UOL Host
    Shift + Delete e %>