UOL Notícias Tecnologia

30/04/2008 - 07h03

Crie sua própria rede social ou site colaborativo com 10 ferramentas

LILIAN FERREIRA | UOL Tecnologia
Com a Wikipedia, o termo Wiki popularizou-se na Internet como sinônimo de conteúdo colaborativo. De fato, sites wiki são aqueles em que qualquer membro pode criar e editar páginas coletivamente. O controle do que é publicado é feito pelos próprios membros do wikisite.

Você pode criar wikis com os temas mais variados, e até redes sociais para compartilhar todo tipo de informação, como uma comunidade que agregue os funcionários de uma empresa. O UOL Tecnologia separou dez sites para você criar suas próprias páginas sem precisar de nenhum conhecimento de HTML ou programação.

Wikia
Possui mais de 5.500 comunidades, entre elas páginas de livros, educação, entretenimento, finanças, viagens, política e games. Mas qualquer usuário pode criar sua própria página wiki, para diversos membros compartilharem informações. Além disso, suporta mais de 70 idiomas, inclusive o português do Brasil.

PBwiki
Ferramenta para criação ágil de páginas. Indicada especialmente para negócios e educadores. Assim, você pode juntar toda sua equipe em um trabalho colaborativo a distância. Possui mais de 400 mil páginas, nas quais é possível enviar comentário e controlar as alterações nas comunidades. O pacote mais simples é gratuito —para o Premium é cobrada uma taxa, cujo valor depende da quantidade de membros.

EditMe
Site inclui diversas ferramentas para criar e editar páginas com múltiplos colaboradores. É possível dar controles de acesso para proteger informações "secretas" e tanto usuários experientes como iniciantes são contemplados. Baseado em Java, a edição das páginas é WYSIWYG (do inglês "What You See Is What You Get", em português "O que Você Vê É O que Você Tem"), dispensando conhecimento de HTML. Mas quem conhece um pouco mais de programação pode divertir-se com CSS e Javascript. Permite anexar imagens e arquivos e inserir figuras e tabelas nas páginas. Custa US$ 4,95 por mês.

WikiBios
Construa sua biografia com a ajuda de amigos e familiares. Esta é a idéia desta página wiki, em que você cria sua rede com colaboradores e cada um escreve "uma parte" da vida do outro. É como se ver pelo olhar dos outros.

Google Sites
Após o Google comprar o JotSpot, a empresa passou a ter um serviço de criação e edição de sites colaborativos. Você pode usar o aplicativo para centralizar todo tipo de informação —como vídeos, fotos, documentos, calendários e tabelas— e compartilhá-la com diversas pessoas. Você decide também quem pode alterar e acrescentar dados e visualizá-los.

Ning
Crie seu próprio Orkut, sem precisar conhecer nada de HTML ou programação. Possui as mesmas ferramentas de qualquer rede social, como "blog", página pessoal, fotos e lista de amigos. Você pode ver as alterações de seus contatos e ainda colocar suas próprias músicas e vídeos em seu perfil. Para isso, basta enviar os dados por um site, pelo computador e até pelo celular.

CrowdVine
Conhecida como a ferramenta mais simples e básica para criar sua própria rede social, é voltada especialmente para agrupar pessoas de conferências e grupos. Possui perfil dos membros, blogs e mensagens públicas. Não suporta fotos, nem vídeos porque a idéia do criador é conectar pessoas, e não trocar material. Os membros respondem a perguntas e ajudam a criar uma nuvem de tags para facilitar buscas.

BuddyPress
A idéia é usar a plataforma WordPress MU para criar uma rede social. Na verdade, ele adiciona plug-ins para diferentes ações —como mensagens privadas, funções de compartilhamento e modificações na interface. Então, ele transforma o blog em um perfil de usuário, que ainda pode blogar, colocar fotos e formar uma rede de amigos.

KickApps
Mais voltado a desenvolvedores Web que queiram incorporar redes sociais a seus sites. Você começa em uma página em branco e tem controle sobre o código do header e footer, além do estilo CSS. A tarefa demanda mais trabalho, mas deixa o resultado final mais parecido com o site que irá abrigá-lo. É possível configurar a URL para que os membros não percebam que estão deixando o site principal. Além disso, possui capacidade ilimitada para conteúdo multimídia como fotos, vídeos e áudios. Dá para deixar a rede visível apenas para os membros. O serviço é gratuito se vier com anúncios, caso contrário é cobrada uma taxa por fluxo de dados.

SnappVille
Este é um sistema gratuito e simples para a criação de redes sociais. Vem com templates prontos, conecta comunidades e ainda possui parceria com o Google AdSense, que exibe anúncios relacionados ao conteúdo da página. Cada membro pode construir suas próprias páginas, conversar em salas de bate-papo ou via mensageiro instantâneo, fazer grupos de fotos, vídeos e áudio. É possível ainda criar perfis estendidos para a família, animais de estimação e carros, além de enviar cartões e fazer pesquisas e enquetes. Você pode também fazer buscas, convidar amigos e importar contados de e-mails, ter favoritos e banco de dados de escolas, cidades, carros e até igrejas.
Mais
Blogs: 9 ferramentas e serviços essenciais para criar e sofisticar o seu
Quais táticas você usa para melhorar a visibilidade e popularidade do seu blog?Grupos de Discussão UOL

Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Hospedagem: UOL Host