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30/04/2008 - 07h01

Faça seu blog aparecer mais nos resultados dos buscadores

CAIO TERRERAN | Do UOL Tecnologia
Escolher cuidadosamente um serviço de hospedagem, criar um blog, pensar em posts interessantes e bolar um visual caprichado para o site pessoal. Estas são etapas essenciais a quem se aventura na blogosfera —mas sozinhas não garantem a visibilidade nos resultados das pesquisas em buscadores, fator crucial para um blog receber visitas.

Se a URL não aparece nos resultados de um buscador, pouco adianta um blog criativo e bem escrito, já que o acesso ao conteúdo postado será restrito.

Segundo o Ibope/NetRankings, cerca de 65% dos leitores de blogs chegam às páginas a partir de buscas. Daí a dependência dos blogs anônimos em relação aos buscadores.

Quais suas táticas para melhorar a visibilidade do seu blog?

Conheça, abaixo, algumas dicas que o analista de buscas Bruno Torres deu ao UOL Tecnologia e que devem ser tomadas para melhorar a visibilidade do seu blog dentro dos resultados de buscadores:

Conteúdo de qualidade:- Postar informações e textos de qualidade e com freqüência regular fará com que outros blogs abriguem links para o seu. A quantidade de sites que linkam um blog melhora sua visibilidade. Quanto mais links referenciados tem uma mesma URL, mais visível ela será aos grandes buscadores.

Tematizar o blog é uma boa idéia: escolha um assunto de que você goste e conheça (ou se esforce para conhecer). Feito isso, escreva coisas novas e procure usar palavras-chave em títulos e nos textos. Na busca por informações que irão inspirar seus posts, navegue na Web e assine os feeds RSS de sites que você gosta.

Conheça as palavras certas:- Pesquise, com ferramentas como o Google Keyword Tool, as palavras mais procuradas na Web e escreva posts utilizando-as. Tente unir os assuntos da vez à linha de postagem do blog. Usar uma ferramenta de estatísticas, como o Google Analytics, detalha quais termos mais atraem visitantes. Investir nessa temática é uma boa medida.

Títulos afinados: Intitular posts de forma bem descritiva e com as palavras mais populares é medida crucial. O título, após a linkagem em outros sites, é um critério de peso para os buscadores. Palavras-chave dentro do título são importantes —seu post irá se destacar para o internauta em meio às dezenas de resultados de uma busca.

Hyperlinks, sempre: Referenciar posts para outros já arquivados no blog e que sejam relacionados ao assunto abordado permitem uma melhor indexação do seu site pessoal nos mecanismos de busca. Além de manter o visitante dentro do blog, criar link de um post para outro aumenta a relevância do conteúdo como um todo.

Já fazer links para fora, para outros sites e blogs, também é bom e ajuda os buscadores a determinar o segmento de sites em que seu blog se encaixa.

Meta description no capricho: Tag HTML usada para descrever de forma curta e concisa o conteúdo do blog, a "meta description" tem uma regra: quanto mais detalhada, com palavras que tenham relação com o conteúdo do blog, mais chamará a atenção das pessoas que encontrarem seu blog em uma busca.

A "meta description" é o texto que aparece abaixo do nome de seu site nos resultados de uma busca no Google, por exemplo. Ela não ajuda no posicionamento nos resultados das buscas, mas ajuda em cliques, ao tornar o item mais atraente ao usuário na busca. Para isso, as ferramentas de blog normalmente tem plug-ins que auxiliam o usuário a personalizar sua "meta description".
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