UOL Notícias Tecnologia

30/04/2008 - 07h00

Saiba como transformar seu blog em um sucesso da Internet

LILIAN FERREIRA | UOL Tecnologia
Em meio a mais de 110 milhões de blogs no mundo inteiro e novas tecnologias surgindo a cada momento, você pensa em como se destacar na multidão. O UOL Tecnologia buscou a opinião de blogueiros famosos —que ensinam as táticas que deram certo, intencionalmente ou não— e também de especialistas que explicam como aumentar a visibilidade de seu blog nos sites de busca.

Veja abaixo as dicas de blogueiros para turbinar seu blog:

Conteúdo sempre novo: "Post e pão, tem que ser quentinho". Eis a primeira dica de Rosana Hermann, que toca o blog Querido Leitor. Os internautas querem sempre novidades para voltar ao blog. Se eles entram uma, duas vezes e está sempre o mesmo post, o interesse acaba.

Juca Kfouri conta que virou escravo de seu blog. Ele posta até oito vezes por dia para "dar conta" de toda a audiência e passar para os leitores o que eles esperam de seu blog. "Os internautas aguardam meus comentários após os jogos".

Uma saída é deixar claro que os posts seguem uma periodicidade —de preferência, no máximo, semanal— para que as pessoas saibam quando voltar e encontrar novidades.

Linguagem fácil e rápida: "Escrever textos curtos é o ideal. Se forem muito longos, que sejam divididos em parágrafos curtos e com subtítulos", ensina a blogueira Liliane Prata. Ela destaca ainda que "ninguém tem paciência de ler um texto mal escrito", então, preocupe-se com gramática, coesão e didatismo. "Se você escreve um texto sobre como o Evandro é legal, o leitor não é obrigado a saber que o Evandro é seu namorado", completa.

"A audiência do blog foi a maior surpresa da minha vida", diz Juca Kfouri. Ele começou a blogar para ter uma "coluna" no UOL e quando viu o sucesso não soube explicar a razão. A linguagem ligeira, em frases curtas e espaçadas, é apontada como um dos diferenciais.

Permanente interação com os visitantes: "O ponto principal do blog é interagir com o público", afirma Fernando Meligeni, o Fininho, ex-jogador de tênis, que tem há nove meses o Blog do Fininho. Ele diz que sua principal intenção no blog é colocar as pessoas para discutir temas —e não dar uma opinião final sobre o assunto. "Tento mostrar que não sou o dono da verdade e gosto que os leitores escolham o que querem ouvir. Vou de acordo com o comentário". Assim, ele aproveita os comentários no blog como sugestão para novos posts.

O relacionamento com o internauta tornou-se pessoal para Juca. Ele explica que o principal do blog é a troca de idéias e aproximação entre autor e leitor. "Semana passada, até disse que não poderia postar porque estava com um problema particular e acabei preocupando vários fãs e amigos. A gente escreve o que não deveria por causa dessa proximidade".

Rosana Hermann ensina que tratar bem todos os leitores é essencial: "eles são o seu patrimônio", diz. Ela completa lembrando que se algum "verme" começar a atrapalhar o bom andamento do blog, ele deve ser eliminado.

Uma outra dica, dada por Liliane Prata, é sempre visitar outros blogs e deixar comentários. Assim, você cria uma rede entre blogueiros que ajudam a popularizar o seu blog.

Usar todas as tecnologias possíveis: Atualmente a tecnologia vem contribuindo com mais e mais ferramentas que podem ser usadas nos blogs, como vídeos, áudio, enquetes, imagens etc. Rosana Hermann destaca que todos os recursos devem ser utilizados, como postar pelo celular e até enviar uma foto com um bilhete para o blog (o que ela já fez).

Já Fernando Meligeni apostou em uma nova modalidade. Em vez de colocar fotos e vídeos relacionados ao tema, ele gravou um vídeo com seu comentário, publicou no Videolog e postou no blog. "A repercussão foi incrível, em poucas horas já tinha mais de 100 comentários", conta, entusiasmado com as novas possibilidades.

Responsabilidade: O blog é responsabilidade do dono, por isso, ele deve monitorar os comentários deixados pelos visitantes. Além disso, criar reputação é muito importante. "Se errar, conserte. Se o post for patrocinado, diga. Respeito é algo que se conquista ao longo dos anos", diz Rosana Hermann.

"Se o internauta vai até o blog é um sinal de respeito pelo seu trabalho, então você deve respeitá-lo sempre para manter um diferencial", afirma Meligeni.

Identidade - "O site deve ter uma linha editorial, mesmo que flexível", esclarece Liliane Prata. Isso é importante para criar um público fiel que tem interesse no assunto e sempre volta ao blog para se atualizar.

Fernando Meligeni sabe bem como é isso. Seu blog é voltado especialmente para o tênis, modalidade que praticava, e sabe que seu público além de se interessar por ele, também gosta do esporte. "Quem visita meu blog entende de tênis e quer saber como o Nadal deve se sair no próximo torneio", conta.
Mais
Blogs: 9 ferramentas e serviços essenciais para criar e sofisticar o seu
Quais táticas você usa para melhorar a visibilidade e popularidade do seu blog?Grupos de Discussão UOL

Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Hospedagem: UOL Host
    UOL T%>