UOL Notícias Tecnologia

01/05/2008 - 07h00

Guarde arquivos importantes com 10 softwares gratuitos para backup

Gigabytes de informações no HD e dispositivos portáteis sem nenhuma cópia extra? Com tanto espaço livre para receber informações nos discos rígido e portátil, MP3 players e pendrives, fica difícil lembrar de fazer backup dos arquivos— tanto para liberar espaço na máquina quanto para garantir a salvação em casos de "catástrofe" no computador.

Para te ajudar nessa tarefa, o UOL Tecnologia fez uma lista de 10 softwares gratuitos para backup. A maioria deles oferece opções de gravações programadas. Assim, você "diz" para o programa quando e onde quer armazenar as cópias dos arquivos e ele se encarrega de fazer o resto.

Muitos deles também possuem funções que permitem realizar cópias em computadores remotos, dispositivos portáteis e até mesmo pela Internet.

Com tantas opções, não dá para deixar sua coleção de músicas, vídeos e documentos importantes desprotegidos no HD sob a desculpa de que você sempre se esquece de fazer backups rotineiros.

Veja a lista de softs e escolha o seu:

Backup Chunker
Ocupando apenas 6,23 MB de espaço em disco e fácil de entender, o software permite fazer cópias de arquivos direto para outras mídias, como CDs, DVDs ou pendrives. Também é possível sincronizar os documentos entre diferentes computadores e armazená-los em arquivos ".zip".

Backup Mover
Com este utilitário grátis, você pode programar quando (em dias) deseja fazer a cópia dos arquivos e definir se serão cópias de todo o documento ou apenas das alterações feitas.

Backup SafeKeeper
Assim como o Backup Chuncker, o software faz a sincronização de arquivos com dispositivos removíveis, como pendrives. Além disso, é possível fazer o agendamento das gravações e salvar apenas novos arquivos que estão no PC.

CaesarBackup LE 1.13
Para ter controle total sobre todos os backups efetuados na máquina, o software mostra as informações referentes às cópias, como tempo, tamanho do arquivo e data da última modificação. Após criar um perfil no programa, é preciso escolher onde os backups serão armazenados e depois é só colocá-lo para "rodar".

Cobian Backup
Diretórios inteiros podem ser copiados com poucos cliques. Também dá para agendar backups por dia e hora— aproveite para escolher um horário em que o PC não será usado. Se a máquina estiver ligada em rede, é possível copiar os arquivos para outro computador. O software tem suporte em português.

Comodo BackUp
Programe o horário que você deseja fazer o backup e, depois, a periodicidade em que o sistema deve varrer os arquivos para saber se existe alguma modificação. O soft oferece a opção desde cópias simples até comprimir arquivos para reduzir o espaço no disco.

Easy File Backup
Se você usa pouco o computador mas quer proteger os seus documentos, o Easy File é uma boa opção de software de backup. Com comandos simples, você pode fazer cópias simples e em intervalos pré-programados.

Idlebackup
Uma vez configurado e armazenado na bandeja do sistema, você não precisa mais se preocupar em fazer backups. Assim como os softwares acima, o Idlebackup traz a opção de agendamento e de atualização apenas de mudanças ocorridas nos arquivos. O único detalhe é que o programa só copia arquivos com até 2GB.

P2P-Backup
Diferente dos softs que armazenam cópias de documentos em sua própria máquina ou em outras mídias, o P2P usa a Web e computadores de usuários de redes de compartilhamento de arquivos para guardar suas pastas. De acordo com o desenvolvedor, os dados são criptografados e somente você pode acessá-los. Para começar a usar o serviço, é preciso se cadastrar no site.

Yadis Backup
Um dos mais simples softwares para cópias de segurança, o Yadis traz poucas opções de backup sendo recomendado apenas para quem deseja guardar poucos arquivos e esporadicamente. Em poucos cliques, você pode escolher arquivos separados ou pastas inteiras para fazer cópias.

Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Hospedagem: UOL Host