UOL Notícias Tecnologia

07/05/2008 - 07h01

Ao escolher loja, opte pelos nomes consagrados; buscador não faz "mágica"

CAIO TERRERAN | Do UOL Tecnologia
Comprar via Web é fácil e esbanja praticidade — mas alguns cuidados, como a escolha da loja e o uso consciente de um buscador de preços auxiliam em compras mais seguras.

Escolha uma loja confiável

Com o e-commerce em alta, é natural que o consumidor se depare com lojas virtuais desconhecidas. Optar por fazer a compra em uma delas é desaconselhável.

"Na dúvida, é melhor escolher os nomes consagrados, que têm muito a perder no caso de um serviço mal prestado e geralmente conhecem mais sobre o campo em que atuam", diz Gastão Matos, consultor da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (Câmara-e.net).

O fato de uma loja oferecer endereço físico e telefone para eventuais reclamações também deve ser levado em conta na hora de escolher onde comprar.

"Uma boa loja é aquela que disponibiliza diversas formas de contato, já que muitas vezes é preciso falar com alguém, seja na hora de comprar ou reclamar", aconselha Pedro Guasti, diretor da consultoria de comércio eletrônico e-bit.

Para decidir-se pelo estabelecimento é possível usar o site do Procon-SP e buscar referências das lojas. Basta digitar o nome ou CNPJ da empresa na busca localizada ao fim da página para ver o número e tipo de reclamações enviadas ao órgão e quantas destas foram atendidas.

Fique esperto com buscadores de preços

Ao comparar preços em sites de busca, não se deixe levar por valores espantosamente mais baixos -muitas vezes, é melhor desconfiar de um produto de uma loja desconhecida que custe 50% menos do que em um revendedor consagrado. "Os buscadores são ferramentas poderosas, mas não levam em conta a credibilidade da loja", avisa Matos, da Câmara-e.net. "Na compra pela Web não há mágica e, na dúvida, é melhor não comprar".

Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Hospedagem: UOL Host