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07/05/2008 - 07h04

Produto deve ser checado na entrega; consumidor tem 7 dias para "repensar" compra

CAIO TERRERAN | Do UOL Tecnologia
Conferir, comparar e, caso necessário, reclamar. Veja como proceder na hora de receber o produto adquirido, verificar suas particularidades e, o que fazer caso se arrependa da compra feita.

Conferência do produto no ato do recebimento

Ao receber o produto, o consumidor deve abrir a caixa e conferir o que foi enviado. "Além de sempre exigir nota fiscal, é importante ver se o produto que chegou à casa do cliente é o mesmo que foi adquirido online", diz Raul Dalaneze, técnico do Procon-SP.

"Caso haja alguma irregularidade, o comprador deve recusar o recebimento e detalhar o motivo da insatisfação por escrito".

Verificar especificações do produto

A TV prometia entrada HDMI mas o modelo que veio ignora a especificação? O DVD player parecia ser preto mas o que foi entregue é prateado? Melhor comparar, antes de comprar, as informações sobre o produto na loja virtual com as disponibilizadas no site do fabricante.

"É comum que ocorram disparidades entre o que é vendido e o que é entregue", explica Dalaneze, do Procon. "Especialmente com relação a produtos eletrônicos e por isso é importante checar as informações no site do fabricante"

Insatisfeito? Reclame

Além de contatar o órgão de defesa do consumidor de sua cidade, você sabia que é possível repensar a aquisição de um produto -e exigir devolução do valor pago- por até sete dias após a data da compra?

"O prazo de reflexão está previsto no Código de Defesa do Consumidor e vale para compras feitas sem a presença do cliente no estabelecimento, como ocorre em compras de e-commerce", conta Dalaneze. "Isso deve ser feito por escrito, via correio".

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