UOL Notícias Tecnologia

09/06/2008 - 07h00

Uma idéia na cabeça e um telefone na mão; confira dicas para filmar com o celular

CAIO TERRERAN | Do UOL Tecnologia
Você usa o celular para falar, enviar mensagens e fotografar. Mas e quanto a filmar? É algo que você costuma fazer com o seu equipamento? Se não é, saiba que câmeras embutidas em telefones são capazes de produzir vídeos bem feitos e quebrar o galho de quem não tem uma filmadora ou não está sempre com uma delas a tiracolo.

Você duvida? No Brasil, câmeras de celulares já foram utilizadas até para gravar séries de programas televisivos — a agilidade na realização de filmagens e o transporte fácil do celular tornam-se agentes favoráveis à utilização de suas câmeras para fins profissionais.

Além disto, sites de compartilhamento de vídeo já permitem até mesmo transmissões ao vivo pela Web, diretamente do telefone.

Veja, a seguir, alguns passos a serem tomados antes de pressionar "gravar" no menu do aparelhinho.

Siga as dicas e garanta boas filmagens feitas com a câmera do seu celular — acessório que nem precisa ser de última geração, com 5 megapixels, lentes de grife, flash Xenon etc. Confira:

Qualidade do arquivo - Alguns aparelhos permitem escolher a qualidade do vídeo que será feito. Ela deve ser selecionada de acordo com o uso posterior da filmagem: para exibição em TV, envio em e-mails ou compartilhamento via mensagens MMS, por exemplo. Dependendo da opção, sobrará mais espaço para salvar o vídeo e, consequentemente, mais tempo para filmar.

Armazenamento do vídeo - Ao escolher entre salvar o vídeo na memória interna do celular ou no cartão de memória removível do aparelho, avalie sempre a capacidade das alternativas. Atualmente já existem celulares com memória interna superior a 8 GB — se este for o caso do seu celular, é uma boa idéia gravar vídeos diretamente na memória.

Contudo, lembre-se que ao salvar no cartão de memória (os do tipo MicroSD, menores que uma moeda de 5 centavos, já chegam a 2 GB de capacidade e muitas vezes vêm incluídos no kit do aparelho) a transferência é mais fácil — se o seu PC tiver entrada para cartões de memória, basta inserir o dispositivo nela e dispensar o uso de fios e cabos.

Desativação de zoom digital - Se o seu telefone possuir controle de zoom digital, opte por deixá-lo desativado. Este tipo de recurso, por não ser óptico (do tipo em que as lentes avançam para fora do corpo do aparelho), distorce a qualidade da imagem. Prefira sempre não utilizá-lo e realizar a filmagem com um plano mais geral, aberto.

O mínimo de brilho - Outro ajuste que deve ser feito previamente é o da taxa de brilho. Câmeras de celulares menos sofisticados não costumam ter balanço de branco, por isso opte pelo mínimo de brilho possível. Já se ela tiver o ajuste de balanço de branco, selecione a situação que condiz com o ambiente em que a filmagem será feita. Optando, por exemplo, pelo modo nublado para os dias encobertos.

"Locações" ao ar livre - Apesar de possuírem a opção modo noturno para filmagens, a maioria dos celulares se sai melhor quando posta para filmar em ambientes abertos e sob luz diurna. Se possível, opte por este horário.

Filmando a favor da luz - Ao filmar, evite se posicionar contra uma fonte de luz na hora de filmar. Quando o "videomaker" está a favor da iluminação, exige menos da câmera do aparelho e capta imagens melhor iluminadas. Portanto, nada de pessoas ao lado de abajures acesos ou em frente ao sol.

Tripé nas filmagens noturnas - Se for filmar à noite, além de selecionar o modo noturno (nem sempre disponível em todos os celulares), procure apoiar o aparelho em alguma superfície fixa, improvisando um tripé.

Isso evitará eventuais tremores — que apareceriam como borrões no vídeo produzido e, apesar de à primeira vista emprestarem um ar "conceitual" à filmagem, causariam, no máximo, bocejos nos espectadores da sua filmagem.

Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Hospedagem: UOL Host