UOL Notícias Tecnologia

09/06/2008 - 07h02

Agilidade é diferencial do celular, diz diretora de TV que filmou com telefone

CAIO TERRERAN | Do UOL Tecnologia
As câmeras embarcadas nos telefones celulares talvez ainda não ameacem as filmadoras destinadas ao uso doméstico — mas já mostram potencial para fazê-lo em breve.

Câmeras de celulares já chegaram a ser utilizadas até em programas de TV, tomando o lugar de equipamentos profissionais. Em 2007, a MTV apostou nas lentes de aparelhos Nokia ao filmar a série de programas "GordoViaja", com imagens totalmente captadas por celulares.

Nos programas, o apresentador João Gordo e a diretora de TV Tuca Paoli rodaram o mundo transportando apenas celulares.

Eles transitaram por países como África do Sul, Alemanha, Austrália, França, Inglaterra e Peru. O resultado e a qualidade puderam ser visto na televisão: as filmagens renderam imagens nítidas e flagras espontâneos.

"A agilidade de iniciar a captação é espetacular no uso do celular para filmagens", explica Tuca. "Andávamos com os aparelhos numa pochete e se víamos algo interessante, bastava acionar o celular para capturar a imagem, de forma mais dinâmica do que seria se usássemos câmeras profissionais".

40 cartões de 2 gigabytes

Para a diretora, o fato de usar um celular que pesa gramas - no caso, dois N95 e quatro N93 (ambos da Nokia e usados simultaneamente para captar cenas em diferentes níveis de foco) - em vez de câmeras profissionais auxiliou não só no processo de filmagens como na elaboração e transporte dos equipamentos.

"Poder filmar tudo com o celular e armazenar as imagens em cartões de memória minúsculos me surpreendeu", diz Tuca, que já havia pago excesso de bagagem em inúmeros aeroportos. A dupla de viajantes contou com 40 cartões de memória de 2 GB em cada uma das viagens. "Ao final do dia, bastava chegar ao hotel e guardar os cartões para a edição, feita posteriormente, quando chegávamos ao Brasil".

De acordo com a gerente de produção da MTV, Raquel Afonso, a adoção dos celulares na filmagem do Gordo Viaja economizou verba e permitiu que a série de programas fosse viabilizada.

A idéia, segundo Raquel, partiu do próprio João Gordo. "Ele trouxe algumas imagens que havia filmado e, após alguns testes, apresentamos um piloto à direção da emissora". Assim que o piloto foi aprovado, a gerente de produção afirma que a Nokia entrou como parceira.

Segundo ela, não há planos de repetir a experiência neste ano apenas devido à falta de espaço na grade da emissora.

Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Hospedagem: UOL Host