UOL Notícias Tecnologia

02/07/2008 - 08h30

Feeds RSS e controle à distância incrementam programas de troca de arquivos

CINTIA BAIO | Do UOL Tecnologia
Com tantas pessoas usando as redes ponto-a-ponto (P2P) para trocar arquivos, os programas mais conhecidos para a função se aperfeiçoaram trazendo ferramentas que vão além do tradicional "procurar/baixar".

Um recurso bacana do µTorrent, por exemplo, é a possibilidade incluir um feed RSS de sua série favorita no software. Assim, quando um novo episódio for disponibilizado, o download é feito automaticamente.

A inclusão do feed é feita da mesma maneira que você acrescenta um RSS de notícias em seu agregador, por exemplo. Basta escolhê-lo no site onde costuma buscar os torrents e clicar no penúltimo botão da barra de ferramentas do µTorrent (ao lado esquerdo do botão Preferências) e adicioná-lo.

eMule à distância

Se você não pode ficar o dia todo em casa, mas quer acompanhar a evolução de seus downloads de perto, o eMule permite que você os acesse e os controle direto da Web.

Escolha seu software P2P para Windows

Escolha seu software P2P Linux ou Mac

A configuração é bastante simples: clique no botão Preferências > Servidor Web. Marque a opção Ativar > Compressão Gzip. Não é preciso alterar o endereço da porta.

Depois, digite uma senha de administrador, que será solicitada ao acessar o programa pela Web. A opção Convidado não precisa ser ativada, somente se você desejar que outras pessoas acessem o seu eMule.

Para acessá-lo remotamente, é preciso digitar o endereço de seu IP, seguido do número da porta (que é disponibilizado automaticamente pelo programa) —como o modelo: http://seu.ip:númerodaporta— direto no browser. Para saber qual é o número do seu IP vá ao menu Iniciar > Acessórios > Prompt de Comando e digite "ipconfig".

Vale lembrar que, em computadores com IP dinâmico, o processo é mais complicado, já que é preciso simular um IP estático —para que o browser o reconheça— com a ajuda de softwares. Na página oficial do eMule, é possível encontrar o passo-a-passo para essa ação.

Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Hospedagem: UOL Host