UOL Notícias Tecnologia

02/07/2008 - 08h33

Aumente a velocidade dos downloads em seu programa de P2P

CINTIA BAIO | Do UOL Tecnologia
Nem sempre a velocidade dos downloads nos programas de P2P conseguem vencer a ansiedade de se ver o último capítulo de sua série preferida ser baixado em instantes. A grande culpada acaba sendo a conexão à Internet —sempre lenta.

Algumas dicas, fáceis de serem aplicadas, podem te ajudar a dar velocidade máxima ao programa de peer-to-peer. Confira a seguir:

Ajuste seu roteador

Se o modelo de seu roteador é recente e possui suporte ao padrão UPnP (Universal Plug and Play), a dica é ativar essa função no programa de compartilhamento para facilitar os downloads.

No eMule, clique no botão Preferências > Conexão > e marque a caixa Configurar Portas Usando UPnP.

Troque dicas: Que truques você usa para aumentar a velocidade dos downloads?

Altere velocidade de conexão

Alguns usuários costumam alterar as taxas de download (para mais) e upload (para menos) para dar um "gás" no programa. Para isso, vá em Preferências > Conexão. No item Capacidade, digite uma velocidade média de download. Para conexões de 1MB, por exemplo, digite 500 Kb. Já na área de upload, deixe sempre um valor um pouco acima de 10 Kb.

Configure servidores

Mantenha a lista de servidores em ordem e elimine os chamados "mortos". No eMule, vá em Preferências > Servidor e marque as seguintes opções: Remover Servidores Mortos Após 1 Tentativa, Auto-atualizar Lista de Servidores ao Inciar, Reiniciar Downloads em Espera, Reconectar ao Perder, Usar Sistema de Prioridade.

Criptografe os downloads

Outra dica para contornar as restrições impostas pelo traffic shaping é criptografar os pacotes de dados.

No eMule, vá em Preferências > Segurança> e clique na opção Habilitar Protocolo de Ofuscamento. Já no µTorrent, escolha Option > Preference> BitTorrent. Depois, marque a opção Enable na caixa Protocol Encpryption.

Teste o traffic shapping

Os provedores negam, mas a prática de reduzir a velocidade de conexão —conhecida como traffic shaping— aumenta a cada dia. A saída é checar se o seu fornecedor de Internet costuma fazer o bloqueio e, se a resposta for positiva, ir em busca de outro mais amigável.

Algumas ferramentas testam a velocidade de conexão, como a Glasnost e o Pcapdiff.

Confira outros programas e dicas para driblar o traffic shaping

Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Hospedagem: UOL Host