UOL Notícias Tecnologia

14/08/2008 - 07h06

Teclas e a parte interna do celular também passam pela faxina

CINTIA BAIO | Do UOL Tecnologia
Embora seja uma prática não recomendada pelos fabricantes, com um pouco de cuidado também é possível limpar as teclas de seu aparelho celular — se elas forem plásticas e possam ser removidas.

O primeiro passo é desligar o aparelho e desencaixar as partes externas (frente, parte de trás e teclado). Com um pano umedecido com água e detergente neutro remova a sujeira das teclas.
Para a limpeza entre elas, será preciso a ajuda de um cotonete.

A limpeza dos circuitos deve ser feita com cautela. Use apenas um pano seco e faça movimentos leves sobre eles. Não use álcool, água ou qualquer produto de limpeza sobre eles.

Faxina feita, volte a montar o aparelho. Tome cuidado na hora de encaixar o teclado —cheque se as teclas estão firmemente presas para não ter problemas na hora de digitar.

Bateria e parte interna

Henrique de Freitas, gerente de marketing e produtos da Motorola, recomenda que, pelo menos uma vez por mês, a bateria do celular seja removida e o compartimento limpo com um pano levemente umedecido em água e detergente.

"É importante que o tecido não solte fiapos e que nenhum objeto pontiagudo seja utilizado para facilitar a faxina. Assim, protegemos todos os circuitos internos", explica Freitas.

O gerente de Care da Nokia, Túlio Werneck completa as instruções alertando que o usuário nunca deve limpar os contatos com palha de aço ou lápis borracha. "Usando esses produtos, o usuário pode remover a fina camada de ouro que envolve os circuitos, fazendo com que a conectividade ideal para o funcionamento correto do celular seja perdida".

Para manter a ordem do acessório, evite colocar objetos metálicos —como chaves, moedas e jóias— em contato com a bateria. Assim, você evita um curto-circuito no equipamento.

Outra dica é não tentar consertar a bateria perfurando-a ou desmontando-a. Uma mudança brusca na estrutura mecânica também pode causar curto-circuito ou superaquecimento do acessório.

Água e bateria também não combinam. O contato de qualquer líquido com o celular pode causar corrosão. Se o seu aparelho caiu na água, seque o equipamento, retire a bateria e procure uma assistência técnica.

Derrubou água no celular? Saiba o que fazer

Calor em excesso pode causar estufamento, vazamento ou mau funcionamento da bateria. Portanto, mantenha o acessório longe do fogo ou de locais muito quentes.

Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Hospedagem: UOL Host