O celular caiu na �gua; e agora? - 14/08/2008 - Dicas

UOL Not�cias Tecnologia

14/08/2008 - 07h06

O celular caiu na �gua; e agora?

CINTIA BAIO | Do UOL Tecnologia
Uma pesquisa divulgada no ano passado pela empresa SimplySwitch mostrou que s� no Reino Unido, 855 mil aparelhos celulares rolam privada abaixo todo o ano. Outros 16 mil v�o parar em lavadoras de roupas ligadas. Os n�meros correspondem a 2 em cada 10 celulares comprados no pa�s.

Se voc� j� passou pela situa��o constrangedora de tentar resgatar o aparelho de um vaso sanit�rio ou se ele j� caiu na piscina, mar ou foi para a m�quina de lavar roupas, conhe�a algumas dicas para tentar recuper�-lo caso o epis�dio volte a acontecer:

CELULAR � PROVA D'�GUA
Reprodu��o
Fabricante Fujitsu lan�ou no ano passado um celular � prova d'�gua que pode ser submerso por at� 30 minutos. O aparelho tem c�mera de c�mera de 1.3 megapixel, slot para cart�o de mem�ria e soft que ensina massagem ao usu�rio. Veja mais
Reprodu��o
Desde 2006, as empresas j� pensam em como proteger os aparelhos celulares da �gua. Na foto, modelo mostra camisinha para celulares na Cebit deste ano, a maior feira de tecnologia do mundo
MANTENHA O CELULAR EM ORDEM
APARELHO CAIU NA �GUA; E AGORA?
LIMPE TECLAS E PARTE INTERNA
COMO FAZER O BACKUP DA AGENDA
SOFTWARES PARA DAR UM UPGRADE
A primeira provid�ncia a ser tomada, segundo o gerente de Care da Nokia, T�lio Werneck, � remover a bateria e secar o aparelho. Tente chacoalh�-lo sobre uma toalha e seque todas as �reas poss�veis.

"Recebemos muitos celulares que foram parar no forno microondas ou foram secados com secadores de cabelo assim que ca�ram na �gua. Ambas as pr�ticas s�o extremamente proibidas, pois podem causar curto-circuito ou a perda total do aparelho", alerta Henrique de Freitas, gerente de marketing e produtos da Motorola.

Tamb�m � preciso deixar a curiosidade de lado e n�o recolocar a bateria e ligar o celular. "Ligar o equipamento para ver se ainda ver se ele funciona pode danific�-lo completamente", explica.

Os fabricantes recomendam que o aparelho seja levado � uma assist�ncia t�cnica antes de ser ligado. Vale lembrar que, quando um aparelho cai na �gua, perde a garantia. Assim, ser� preciso pagar pelo conserto —se tiver.

Chip em ordem

Diferente da bateria, os chips s�o acess�rios mais resistentes. Retire-o do aparelho e seque-o tamb�m. Tente test�-lo em outro celular. Se voc� costuma salvar os contatos da agenda telef�nica direto no chip, n�o ter� problemas com seus contatos caso o celular n�o volte a funcionar.

As operadoras de telefonia e alguns servi�os na Web permitem criar um backup da agenda de contatos. Alguns s�o pagos, outros s�o gratuitos. Confira uma lista deles clicando aqui.

Compartilhe:

    �ltimas Not�cias

    Hospedagem: UOL Host