UOL Notícias Tecnologia

25/08/2008 - 09h40

Cobrança indevida é a principal reclamação dos clientes de operadoras de celular, segundo o Procon-SP

CAMILA RODRIGUES | Para o UOL Tecnologia
Cobrança indevida, serviço não-oferecido ou não cumprimento do contrato e falta de explicações sobre o serviço estão entre as principais reclamações dos clientes de operadoras de celular entre os meses de janeiro e março deste ano, segundo o Procon-SP.

O órgão divulgou que, neste período, foram feitas 877 reclamações, sendo 627 delas relacionadas à cobrança indevida ou abusiva, 140 a serviço não fornecido (não cumprimento da oferta ou do contrato) e 110 ao não esclarecimento de dúvidas sobre cobrança, valor, reajuste, contrato e orçamento.

Para quem está sofrendo com problemas de cobrança após cancelamento da conta, Fátima Lemos, assistente de direção do Procon-SP, diz que, após 24 horas do pedido do cancelamento, o consumidor não tem mais obrigação de pagar pelo serviço.

Outros espaços de reclamações não oficiais, como comunidades da rede social Orkut e o site Reclame aqui também registram as mesmas reclamações e uma outra não citada pelo Procon: a dificuldade de se desbloquear os aparelhos.

No ano passado, o setor de telefonia celular foi o campeão de reclamações no órgão, incluindo fabricantes e operadoras de telefonia móvel.

O fato se confirma no site Reclame Aqui, cujo ranking das cinco empresas mais reclamadas conta com quatro nomes do setor de telefonia celular: em primeiro lugar, a TIM, em terceiro, a Claro, em quarto, a Nokia, e em quinto, a VIVO.

Comunidades do tipo "Eu odeio" no Orkut também indicam o grau de insatisfação dos usuários de celular.

Considerando apenas as mais populosas de cada operadora, estão: "Eu odeio a Claro", com 8.939 integrantes; "Eu odeio a Vivo", com 12.401 integrantes; "Eu troquei a Vivo pela TIM", com 12.787 membros; "Eu Odeio a TIM (mto!) TIMGANEI", com 4.646; "Eu odeio a Brasil Telecom", com 4.519; e "Odeio a Oi (Telemar)", com 4.724.

O UOL Tecnologia orienta sobre como se defender diante de problemas com telefonia celular e criou um fórum para a discussão e a denúncia de problemas, dos quais alguns serão encaminhados para as operadoras e fabricantes.

Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Hospedagem: UOL Host