UOL Notícias Tecnologia

11/04/2009 - 20h23

Aproveite o feriado para colocar a sua vida digital em ordem

Da Redação
Sem nada para fazer no feriado e, de quebra, com problemas na internet? O que acha de deixar a preguiça de lado e fazer algumas tarefas que você costuma sempre adiar por falta de tempo?

EU QUERO SOSSEGO!

Para lhe ajudar na tarefa, o UOL Tecnologia compilou vários tutoriais que garantem deixar o computador "brilhando" por dentro e por fora. Confira alguns deles:

Hardware em ordem

Monte uma rede sem fio
Montar uma rede sem fio (wireless) em casa para conectar computadores, notebooks e periféricos —como a impressora— é uma boa saída para quem está cansado de cabos espalhados pelo chão e precisa de conectividade em qualquer canto da residência. Nesse tutorial, você acompanhará todos os passos para essa tarefa, que inclui desde a instalação do roteador e placas de conexão até a configuração da rede.

PC barulhento? Deixe o computador mais silencioso
Características técnicas, acúmulo de poeira nas partes internas, temperatura ambiente alta são alguns dos fatores que podem deixar o seu computador barulhento. Para manter a harmonia dos computadores com seus usuários (e outros membros de sua casa), o UOL Tecnologia preparou esse guia para deixar o computador mais silencioso gastando pouco (ou nenhum) dinheiro.

Troque o processador
Se você está cansado da lentidão do seu micro, uma das saídas é trocar o processador. O processo, que para muitos é visto como um "bicho de sete cabeças", não é tão complicado assim. Basta ficar atento a alguns detalhes e saber diferenciá-los.

Adicione mais memória
Para dar um upgrade no computador, outra dica é adicionar mais memória RAM à máquina. O componente auxilia o processador em diversas tarefas e confere agilidade ao PC. Vale ressaltar que antes que qualquer procedimento seja feito no PC, toque em algum elemento metálico aterrado (serve uma torneira, por exemplo) para descarregar a eletricidade estática do corpo e certifique-se de que os cabos da máquina (incluindo o de força) estejam desligados do gabinete.

Faxina na impressora
O papel começa a "engasgar", a tinta falha e o barulho na hora do funcionamento beira o insuportável. Esses são apenas alguns dos sinais que mostram que a impressora não vai bem.
Antes de reclamar com o fabricante, é bom checar se tudo isso não está acontecendo por conta da sujeira acumulada no equipamento.

Segundo Mauricio Schorsch, coordenador dos cursos de TI do Senac Consolação, 90% de todos os problemas causados em impressoras, principalmente as do tipo jato de tinta, são decorrentes de poeira grudada nas engrenagens do equipamento. Saiba como fazer a faxina completa no equipamento.

Atenção para a parte interna

Instale o Windows XP usando um pendrive
Se você comprou um daqueles notebooks pequenos, conhecidos como netbooks, com Linux e não consegue instalar o Windows usando o CD (já que o equipamento não possui o drive), é hora de descobrir o mistério e colocar o sistema operacional da Microsoft para rodar.

Aumente a velocidade da rede P2P
Nem sempre a velocidade dos downloads nos programas de P2P conseguem vencer a ansiedade de se ver o último capítulo de sua série preferida ser baixado em instantes. A grande culpada acaba sendo a conexão à internet —sempre lenta. Algumas dicas, fáceis de serem aplicadas, podem ajudar a dar velocidade máxima ao programa de peer-to-peer.

Dez softwares gratuitos para backup
Gigabytes de informações no HD e dispositivos portáteis sem nenhuma cópia extra? Com tanto espaço livre para receber informações nos discos rígido e portátil, MP3 players e pendrives, fica difícil lembrar de fazer backup dos arquivos —tanto para liberar espaço na máquina quanto para garantir a salvação em casos de "catástrofe" no computador.

Para lhe ajudar nessa tarefa, o UOL Tecnologia fez uma lista de 10 softwares gratuitos para backup. A maioria deles oferece opções de gravações programadas. Assim, você "diz" para o programa quando e onde quer armazenar as cópias dos arquivos e ele se encarrega de fazer o resto.

Recupere arquivos excluídos
De repente, sem querer, você apagou todos os arquivos da Lixeira. Ou, em um gesto automático, apertou a fatídica combinação de teclas Shift + Delete e viu sua coleção de músicas ir para o espaço.Antes de o desespero tomar conta de você, saiba que é possível recuperar os dados perdidos do HD, pendrives e câmeras digitais com softs específicos e, alguns, disponíveis gratuitamente na internet. Mas é preciso deixar o computador pronto para conseguir fazer esse tipo de reparação. O que acha de começar a prevenção agora?

Ordem na sua coleção de músicas
Com músicas baixadas da internet, MP3s copiados do iPod do amigo e mais outros ripados de CDs e recebidos pelo MSN, são grandes as chances de suas músicas estarem perdidas em diversas pastas do computador. E o pior: sem as tags preenchidas. E, em vez do nome da música, você só lê "Track 01" na tela do seu novo toca-MP3 ou celular.

Aí vem a vontade de deixar tudo arrumado, com nomes padronizados e todas as tags de artista, nome da música e álbum certinhas. Mas a preguiça começa quando você vê que são mais de 4.000 arquivos para editar. Já imaginou fazer isso tudo manualmente? Pois saiba que existem softwares para agilizar a tarefa e deixar sua biblioteca de músicas arrumada, com nomes de arquivos, tags e até capas dos álbuns. Conheça 10 programas para colocar ordem sem ter muito trabalho.

Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Hospedagem: UOL Host