UOL Notícias Tecnologia

26/05/2009 - 07h04

Cartão de crédito é a moeda corrente na importação online

SÉRGIO VINÍCIUS | Para o UOL Tecnologia
Antes de pensar em importar qualquer produto pela internet, o usuário deve ter um cartão de crédito internacional. Ele é o principal instrumento para pagar pelas compras que serão realizadas.

Algumas lojas pequenas ou de procedência duvidosa aceitam depósitos na conta ou transferências bancárias. Ou ainda outras modalidades menos indicadas. Para garantir segurança, somente compre em lojas que aceitem cartão de crédito ou PayPal - que é um serviço de pagamento em que o usuário inclui créditos (normalmente via cartão) e paga as transações.

Em grandes lojas, as transações são criptografadas. Há, sim, a chance do número do cartão ser roubado - mas trata-se de uma possibilidade mínima em sites de renome, como Amazon.

O funcionamento do pagamento com cartão de crédito é simples. Ao realizar a compra, o usuário inclui nos campos adequados os dados pessoais, como nome e endereço, e os dados do cartão. Ao terminar a compra, se o valor estiver dentro do limite do cartão de crédito, basta esperar o produto em casa. E, claro, a fatura - é importante lembrar que a fatura chega ao usuário de acordo com o câmbio do dia em que é fechada, e não no dia que a compra foi feita.

Assim, se o dólar subir ou diminuir entre a compra e o fechamento da fatura, haverá variações no valor da compra em reais.

A opção do PayPal é outra que vem se tornando cada vez mais utilizada por quem quer importar produtos online. Pequenas lojas, vendedores autônomos e correlatos costumam aceitar esse sistema de pagamento eletrônico.

Para que PayPal seja utilizado, é necessário que comprador e vendedor tenham uma conta no sistema. Gratuito para quem compra e cobrando uma taxa (baixa) do vendedor, o PayPal oferece seguro e trabalha com créditos.

O usuário deve incluir créditos em seu PayPal, de acordo com o limite do cartão de crédito, e assim comprar o que pretende. O sistema trabalha praticamente com todas as bandeiras.

Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Hospedagem: UOL Host