UOL Notícias Tecnologia

24/06/2009 - 07h00

Gratuitos, conversores de áudio e de vídeo tornam arquivos multimídias compatíveis com qualquer player

Sérgio Vinícius | Para o UOL Tecnologia
Usuários de arquivos multimídia, principalmente de filmes, já se depararam com o problema. Baixam determinado vídeo, colocam para rodar no player preferido e nada acontece. O formato do filme, por exemplo, não é compatível com o tocador.

Esse problema vai se tornando cada vez mais comum, de acordo com o aumento da sopa de letrinhas que formam as extensões dos arquivos. AVI, MP4, MPG, FLV, 3GP, MP3, WMA, M4A, AAC, OGG e WAV são alguns desses formatos que, nem sempre, conseguem ser reproduzidos pelos players.

Para resolver esse problema de compatibilidade, estão na web alguns programas que convertem arquivos multimídia. Esses conversores permitem, por exemplo, que um filme gravado em WM4 seja transformado em FLV. Um arquivo musical, por sua vez, pode deixar de ser OGG e virar MP3. Tudo isso de acordo com as necessidades do usuário e dos tocadores que eles utilizam.

O UOL Tecnologia avaliou quatro programas conversores de mídia, dois que trabalham com filmes e música e dois voltados exclusivamente à alteração de arquivos de áudio. Todos gratuitos, leves e com boa performance, os softs testados no quesito áudio e vídeo foram FormatFactory, que se destaca pela interface de fácil utilização, e o Quick Media Converter, robusto e completo, permitindo converter mais de uma dezena de formatos.

No âmbito exclusivo de áudio, foram avaliados os competentes MP3 Encoder e Free WMA to MP3 Converter. No menu, você confere como se saíram cada um dos programas, além de conhecer um álbum de fotos dos programas, vídeos sobre cada um deles e as fichas técnicas dos programas.

Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Hospedagem: UOL Host