UOL Notícias Tecnologia

15/09/2009 - 07h00

Artifícios, artimanhas e dicas de como se dar bem nas redes sociais

FLÁVIO MOREIRA | Para o UOL Tecnologia
Se a sua popularidade não o acompanha do mundo real para o virtual, talvez você precise de uma "forcinha" para que, pelo menos nas redes sociais, o seu perfil bombe. Alguns sites podem auxiliar a melhorar e monitorar sua imagem na rede:

MeAdiciona.com: centralize a sua vida digital em uma única página. Além de listar os seus perfis das redes sociais, o site permite que você divulgue sua página pessoal a contatos de comunicadores instantâneos.

Twitter Grader: acompanhe a sua classificação em relação aos outros usuários do Twitter. O site faz a listagem usando critérios como número de seguidores, influência da sua rede de contatos e freqüência de postagens.

Twitter Counter: desenvolva estatística periódicas de quantos seguidores você vem ganhando, bem como o quanto a sua página é atualizada. A ferramenta também permite comparações numéricas entre usuários diferentes.

Card.ly: crie um cartão de visita virtual com os seus dados em redes sociais. Além de fornecer os seus contatos pessoais e profissionais, o card.ly também suporta suas contas em Wordpress, Blogger, Flickr, Last.fm, Twitter e muitas outras ferramentas da web.

Lifestreaming: permita que a sua rede de amigos siga todos os seus passos na internet. Assim como agregadores de RSS, algumas ferramentas geram atualizações de todas as suas ações na web. Vale a pena experimentar algumas delas como o Tumblr, o SocialThing, o FriendFeed e o Retaggr.

Na malandragem...

Se você não é uma celebridade nem no mundo real, nem no virtual, pode fazer uso de algumas artimanhas para que o seu Twitter "bombe" do dia para a noite. Diz a política de boa vizinhança que quando alguém passa a seguir as suas "tuitadas", é de bom tom que você a siga de volta.

Partindo de tal princípio, existe na internet uma dezena de tutoriais que ensinam a usar um script que adiciona instantaneamente centenas de usuários. Ou seja, com uma simples sequência de programação, é possível tornar-se popular no Twitter. É importante lembrar que tais medidas não são recomendadas pelos administradores do site, sendo cabível a suspensão ou até exclusão de sua conta no serviço de microblogs.

Além de contrariar as regras do serviço, a prática não é vista com bons olhos pela maioria dos usuários. Indicativos apontam que 52,5% dos usuários não aprovam o script e não seguem de volta seus adeptos.

Pioneira, a blogueira Rosana Hermann ficou marcada por ter usado o artifício. De acordo com Rosana, a experiência foi feita por mera curiosidade, para ver como funcionava. "Eu testei porque vi que tinha gente usando todo dia e fiquei intrigada com aquilo. Na época eu fiz a piada de que tinha 'turbinado meu perfil com silicone' mas removi os implantes em seguida".

Partindo da mesma analogia, o também blogueiro Marcelo Tas discorda: "É como a mulher botar silicone nos seios. Dá um efeitozinho no início, mas depois, por ser um crescimento artificial, a coisa degringola".

Se você tivesse que dar uma dica em 140 caracteres de como ser popular na rede, qual seria?

@felipesolari "Me preocupo em fazer um Twitter diferenciado, com conteúdo bacana. Pode servir como termômetro da sua popularidade e aceitação. Seja diferenciado!" (Felipe Solari, VJ da MTV - 60.971 seguidores)

@marcelotas "Ouça com atenção e aprenda com sua audiência." (Marcelo Tas, blogueiro e apresentador do programa "CQC" - 307.686 seguidores)

@rosana "Dê atenção aos outros. Popularidade é o resultado de presença, informação e interação." (Rosana Hermann, blogueira e roteirista - 33.482 seguidores)

@andreolifelipe "Vai trabalhar no 'CQC'" (Felipe Andreoli, repórter do programa "CQC" - 154.897 seguidores)

@celsocardoso "Estar sempre pronto para interagir com os 'amigos' ou 'seguidores'" (Celso Cardoso, apresentador do programa "Gazeta Esportiva" - 2.531 seguidores)

Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Hospedagem: UOL Host