UOL Notícias Tecnologia

18/11/2009 - 08h00

Confira programa que ajuda a converter arquivos multimídia para diversos formatos

GUILHERME TAGIAROLI | DO UOL Tecnologia
Num belo dia, você recebe um arquivo de música, por e-mail mesmo, com o formato AAC. Tenta rodar o arquivo no Windows Media Player, mas não consegue. Em outra ocasião, um amigo passa um arquivo de vídeo no formato AVI e você também não consegue abrir com o player padrão do Windows. O que fazer diante da situação?

Antes de ficar desesperado, o primeiro passo é saber que é possível contornar o problema usando programas conversores de formatos. O UOL Tecnologia reuniu alguns softwares gratuitos que permitem fazer a conversão de arquivos de áudio, vídeo, imagem e até de documentos do Office.

Há desde programas específicos, que só fazem a conversão de arquivos de vídeo como, por exemplo, o Super Video Converter até programas que realizam conversão de áudio, imagens, vídeos e, até de formatos de imagem de DVD para ISO, como o FormatFactory.

O FormatFactory 1.9, da Formatoz, por exemplo, é um programa Freeware que tem pouco menos de 20 MB de tamanho. Com ele é possível realizar conversão de vídeos para consoles portáteis como o Playstation PSP a transformação de um arquivo de imagem em formato de ícone. Confira abaixo um tutorial, que explica o processo para conversão de um arquivo WAV para MP3 (ou, se quiser, veja os passos detalhados no álbum com prints):

Passo 1: Faça o download do FormatFactory e instale.

Passo 2: Escolha o tipo de arquivo multimídia para o qual você quer converter e o formato do arquivo. No caso, para testes, escolhemos o arquivo de áudio no formato WAV que será convertido para MP3.

Passo 3: Clique na aba Áudio, ao lado esquerdo, e escolha a opção Todos para MP3.

Passo 4: Na janela que se abrirá, clique no botão Adicionar Arquivo, no lado direito superior. Aparecerá uma janela, onde você deverá indicar o local do arquivo WAV a ser convertido. Após isto, clique no botão OK, acima do botão Adicionar Arquivo.

Passo 5: Confira na lista se o formato a ser convertido está certo e, em seguida, clique no botão iniciar.

Passo 6: Pronto, o arquivo já está convertido na área de trabalho. Para se ter uma ideia de diferença de tamanho, o arquivo em formato WAV tinha 414 KB. Após convertido para MP3, o arquivo ficou com 81,6 KB.

Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Hospedagem: UOL Host