UOL Notícias Tecnologia

18/11/2009 - 08h00

Converta facilmente imagens para outros formatos

GUILHERME TAGIAROLI | DO UOL Tecnologia
Converter imagens para outros formatos não é nenhum segredo, mas exige certo conhecimento de softwares que realizam a tarefa. A mudança de extensão de arquivos de imagem pode ser feita, basicamente, de duas maneiras: usando um software profissional, como o Adobe Photoshop CS4, que executa uma série de funções avançadas de edição de imagens ou partir para uma opção mais simples e econômica, com o IrfanView ou o PhotoFiltre Studio.

Características dos formatos

JPG - utilizado na compressão, geralmente, de arquivos de fotografia. É, provavelmente, o formato mais utilzado na web.
BMP - formato padrão do Paint Brush do Windows. Proporciona imagens em alta qualidade e pesadas.
GIF - arquivos pequenos com pouca variação de cor. Também pode ser usado em pequenas animações, chamadas gifs animados.
PNG - padrão de compactação OpenSource, diminui uma imagem sem grandes perdas de qualidade.

Para explicar o processo, usaremos o IrfanView que, além de gratuito, permite salvar arquivos em mais de 20 formatos. A vantagem de ter um programa com esta opção é que, além da possibilidade de unificar as imagens com um só padrão, o programa ajuda a reduzir formatos grandes como, por exemplo, o Bitmap (.BMP), que é o formato padrão do PaintBrush do Windows.

Para transformar um arquivo BMP em um JPG, que é o formato mais utilizado na internet, com o IrfanView é fácil. Confira o tutorial baixo:

Passo 1: Faça o download do IrfanView e instale-o. Após isto, provavelmente, o software se tornará o visualizador padrão de imagens do computador.

Passo 2: Abra o IrfanView e vá no menu File > Open e escolha o arquivo, em formato BMP, que você quiser converter e clique em Open. O programa mostrará a imagem

Passo 3: Vá novamente no menu File > Save as... e aparecerá uma série de formatos que o software comporta. Escolha JPG - JPG/JPEG Format. (Note que ao lado direito, tem várias opções para salvar a imagem, como deixar em escala de cinza e ajustar a qualidade da imagem que será salva.)

Passo 4: Dê um outro nome para o arquivo e vá em salvar. A imagem já está em outro formato. E, como o JPG é um formato comprimido, ele estará em um tamanho bem menor que o BMP. O arquivo no formato BMP tinha 2,25 MB e o arquivo transformado em JPG ficou com 99,1 KB.

Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Hospedagem: UOL Host