UOL Notícias Tecnologia

23/11/2009 - 07h00

Junte todas suas redes sociais, e-mails e IMs num só lugar

ANA IKEDA | Do UOL Tecnologia
Você acaba de conquistar aquele emprego dos sonhos e quer contar para todos os seus amigos. Você se conecta no MSN e muda sua frase de exibição. Entra no Gmail e posta a mesma mensagem no Gtalk. Vai para o Facebook e atualiza o seu feed. Daí, entra no Twitter e manda um post. E ainda faltou o seu LinkeIn e Yahoo!Messenger...

Cansou de tudo isso, não é mesmo?

Ao invés de sair atualizando um a um seus instant messengers (IMs) e redes sociais, você pode usar um programa agregador, que além de reunir todas as mensagens dos seus amigos, ainda permite que você atualize seu status de uma só vez.

O Digsby é um dos programas mais completos para juntar serviços online. Ele suporta GTalk, Yahoo! Messenger, MSN, Facebook, Jabber, AIM, ICQ, My Space, LinkedIn e até mesmo Twitter.

O software funciona exatamente como um instant messenger: depois de fazer o download, você cria um login e senha de acesso e escolhe no menu Preferences (Preferências) quais redes sociais, e-mails e IMs quer adicionar. A interface do programa é amigável e não oferece dificuldade na hora de você ajustar as configurações.

Se um contato na sua lista aparecer repetido - por exemplo, um amigo seu que está conectado no MSN e Facebook - você pode unir os dois, arrastando um deles e soltando sobre o outro. O programa pergunta então se você deseja fundir os contatos.

É possível também personalizar o layout da janela de contatos e de conversa, além de configurar os alertas sonoros e de janelas pop-up na tela. Um recurso interessante do Digsby é a possibilidade de você postar um comentário sempre que receber um feed atualizado do seu amigo, bastando clicar na janela de alerta que pipoca na tela.

Para quem possui site ou blog, o Digsby fornece ainda um widget para adicionar chats para visitantes diretamente na página.

Outra opção de agregador é o Yoono. Você pode escolher se vai utilizá-lo como add-on no seu navegador de internet (Firefox ou Internet Explorer) ou como programa no desktop. O aplicativo reúne Facebook, MySpace, Twitter, Flickr, FriendFeed, Imeem, AIM, Google Talk, MSN e Yahoo!Messenger.

Depois de instalado, o programa permite que você adicione as redes sociais e e-mails que desejar. Cada um deles fica separado por abas, numa barra superior horizontal, o que facilita bastante a visualização dos seus contatos. Mesmo assim, se quiser ver todos juntos, use a aba All (Todos). É nessa mesma aba que você pode atualizar de uma só vez sua frase de exibição ou post, com a vantagem de poder escolher para quais redes quer enviá-los.

Mas, se você não quer instalar plug-ins nem programas no seu computador, use então o E-Buddy, serviço online que une contatos do MSN, Yahoo!Messenger, AIM, Gtalk, Facebook, ICQ, MySpace e Hyves.

Você vai se conectar nesses serviços através do próprio site, criando um login e senha no E-Buddy. Depois da autenticação, o site vai perguntar quais redes você quer adicionar. Você passa a ver os contatos numa só lista e pode atualizar sua mensagem pessoal de maneira unificada. Para configurar suas preferências, clique no ícone no canto superior direito da janela. Você pode ativar sons dos alertas e alterar o idioma para Português, entre outras opções.

Em breve
O Mozilla Labs, criador do Firefox, prepara o lançamento do Raindrop. A ferramenta já está disponível a partir do seu código fonte para os desenvolvedores que desejarem testá-la e enviar sugestões de melhoria. A princípio, o Raindrop funcionará via browsers, como o próprio Firefox, Chrome e Safari, compilando conversas de e-mails, blogs, microblogs e redes sociais. O usuário poderá então, a partir do programa, enviar as mensagens para qualquer uma dessas fontes.
Mais
Confira dez funções extras que o MSN não temGrupos de Discussão UOL
Facebook é melhor para saber da vida de amigos do que o Orkut, diz Mark Zuckerberg
Orkut ganha novo layout e funcionalidades para ficar mais parecido com Facebook

Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Hospedagem: UOL Host