UOL Notícias Tecnologia

04/07/2800 - 08h03

Placa PCI ou adaptador USB wireless: qual é o ideal para você?

CINTIA BAIO | Do UOL Tecnologia
O adaptador wireless USB ou a placa PCI são equipamentos essenciais para montar uma rede sem fio. Serão eles os responsáveis por captar o sinal enviado pelo roteador e trazer a conectividade para a máquina.

Mas, a questão é: qual dos equipamentos é melhor? A resposta depende das necessidades do usuário. Ambos têm vantagens e pontos negativos, afirmam o engenheiro de vendas da Linksys, Diogo Superbi, e o gerente de produtos da D-Link, André Teixeira.

"O adaptador USB gera uma perda de sinal pequena, que não passa de 20%", aponta Teixeira. Ponto negativo para quem preza por velocidade na transmissão de dados.

Por outro lado, o equipamento é mais simples de ser instalado —basta ser plugado na porta USB da máquina—, o que é ideal para quem prefere não abrir o computador.

"Uma boa vantagem é que, se o usuário decidir vender o PC, pode ficar com o adaptador para montar a sua próxima rede sem fio", completa Superbi.

Placa PCI é mais veloz em teste

Mesmo sendo mais difícil de instalar, a placa PCI se sai melhor em locais amplos. Nos testes feitos pelo UOL Tecnologia com equipamentos IEEE 802.11n, da Linksys, as taxas de velocidade foram bastante diferentes.

Veja como instalar uma placa PCI no computador

Enquanto a velocidade atingida usando o adaptador wireless USB variou de 11 Mbps a 20 Mbps, a placa PCI ofereceu valores que chegaram aos 240 Mbps— valor próximo ao da velocidade nominal prometida pelo padrão.

Tanto a antena da placa quanto o USB foram posicionados no mesmo local— próximo da torre do computador—, a 30 metros de distância do roteador, com barreiras.

Vale lembrar que a velocidade de conexão à Internet não varia conforme o padrão ou o equipamento escolhido.

Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Hospedagem: UOL Host