UOL Notícias Tecnologia

04/07/2800 - 08h04

Como conseguir o máximo de velocidade em sua rede sem fio

CINTIA BAIO | Do UOL Tecnologia
Na teoria, a velocidade de transmissão de dados dá ânimo a quem precisa estar conectado.

A chamada velocidade nominal, que acompanha a descrição dos serviços de banda larga e redes sem fio, por exemplo, está sempre longe da conexão real, que chega até as nossas máquinas.

Esses valores nominais são medidos em condições "ideais" para o tráfego de dados, o que significa, na prática, ter computadores conectados em áreas que ofereçam nenhum obstáculo físico, como paredes, problemas de hardwares e outras interferências. Assim as ondas possam ser transmitidas com força total.

Mas, conseguir um ambiente assim é praticamente impossível. Em redes sem fio, por exemplo, a saída é seguir dicas básicas de posicionamento de hardware para conseguir bom desempenho de velocidade na conexão. Confira algumas:

Procure posicionar o roteador em uma área central aos equipamentos que estarão interligados a ele. Mantenha-o longe de paredes.

Nunca deixe o roteador no chão ou guarde-o dentro de armários.

Paredes e espelhos são obstáculos para a transmissão de sinal. Tente mudar o roteador de lugar caso o sinal não esteja atingindo todas as áreas da casa.

Teste o hardware. Placas PCI tendem a captar melhor o sinal do que os adaptadores wireless USB. No entanto, o equipamento é mais difícil de ser instalado.

Mantenha a antena que acompanha a placa PCI ou o adaptador USB em um local alto. Evite mantê-las no chão.

Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Hospedagem: UOL Host