UOL Notícias Tecnologia

24/08/2007 - 09h30

Descubra o melhor soft para compactar seus arquivos

LILIAN FERREIRA

Do UOL Downloads
Uns preferem o WinZip, outros gostam do WinRAR e há aqueles que só usam o 7-Zip ou o Power Archiver. Programas como estes, que diminuem o tamanho de arquivos, são essenciais para envio de e-mails ou para fazer backups.

Para descobrir qual é o melhor compactador de arquivos, o UOL Downloads testou os programas mais populares da categoria: 7-Zip, FilZip, Power Archiver, StuffIt, WinAce, WinRAR e WinZip.

Os critérios foram relação compressão/tempo, interface, arquivos suportados para compressão e descompressão, funções adicionais e preço. O Power Archiver foi o programa que registrou a melhor relação compressão/tempo nos formatos ZIP (o mais popular da Web) e 7z (bom para vídeos). Ele permite personalização de interface, tem versão em português, envia arquivos por e-mail e FTP, tem sistema de filas e também codifica e divide os arquivos em volumes menores. Compacta em até 12 formatos, como ZIP e 7z, lê 21 extensões e ainda grava arquivos executáveis (que não precisam de descompactadores).

As opções gratuitas deixam a desejar em alguns quesitos. O FilZip cria apenas arquivos compactados ZIP e converte para outros 5 formatos. Já o 7-Zip tem um dos maiores poderes de compressão em ZIP, mas demora longos 6 minutos para reduzir um pacote de arquivos de 67,69 MB —o WinZip leva 38 segundos, e a vantagem para o 7-zip são míseros 40 KB.

O formato 7z, no entanto, é uma boa pedida para a compactação de vídeos —em pouco mais de um minuto, o 7-Zip e o Power Archiver conseguiram reduzir o tamanho de um grupo de vídeos de 37,68 MB para 17,42 MB, enquanto a maioria dos outros formatos não passou de 33,45 MB (WinRAR no formato RAR, por exemplo).

Quando o assunto é o formato ZIP, um dos mais populares da Web, WinZip, WinRAR e FilZip possuem a mesma taxa de compactação . A versão gratuita do WinZip faz o mesmo trabalho que o programa pago, e possui basicamente as mesmas funções da versão shareware.

O StuffIt, popular compactador para Mac, possui um formato próprio indicado para compressão de fotos, reduzindo o tamanho dos arquivos em até 23,16%, enquanto o formato ZIP consegue diminuir apenas 3,9%. O programa também conseguiu resultados parecidos com os demais no formato ZIP, sendo o que mais conseguiu reduzir o tamanho de documentos.

Os testes foram baseados na compactação de uma pasta de documentos com 3 arquivos PDF, 3 PPT (PowerPoint), 3 DOC (Word) e 3 XLS (Excel) totalizando 979 KB; 10 músicas em MP3 com 67,69 MB; 12 fotos em JPEG tiradas com 1,2 megapixels no tamanho de 5,57 MB; e 7 vídeos em MOV com 37,68 MB. Também compactamos uma pasta de arquivos variados com 26,7 MB. Foi utilizada a compressão máxima de cada formato, na plataforma Windows.

Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Hospedagem: UOL Host