UOL Notícias Tecnologia

06/09/2007 - 07h00

Aprenda os comandos básicos no Linux

Da Redação
Para quem nunca usou o Linux, o primeiro contato com o sistema de código-fonte aberto pode ser muito bom —nos últimos tempos, há cada vez mais interfaces gráficas amigáveis, parecidas com a do Windows, software mais popular nos computadores atuais.

Mas muita gente empaca quando precisa usar recursos que são executados por linhas de comando. Quem já teve um computador que inicializava com DOS ou teve que entrar no Prompt do Windows já se deparou com alguns deles e viu que dá para fazer maravilhas usando pequenas siglas. Basta saber que código usar —por isso, listamos abaixo os comandos básicos do Linux.

O Terminal, aplicativo que permite a execução de comandos, geralmente é acessado pelo menu aplicações (caso seu computador entre direto no modo gráfico). Quando você insere comandos, um programa chamado shell os interpreta e executa.

Dependendo de sua distribuição e de seu shell, a aparência da linha de comando pode ser diferente dos exemplos. Aqui usamos o Ubuntu Linux:

Ao iniciar o Terminal, aparecerá algo semelhante a:

uol@uol-desktop:~$ - antes do símbolo @ temos o nome do usuário e após o computador acessado e o diretório.

O caractere que aparece no final indica qual o poder do usuário. $ significa usuário comum e # para usuário com acesso irrestrito, chamado usuário root. Você precisa entrar nele para deletar arquivos, instalar programas, configurar o sistema, manipular usuários e grupos e alterar a prioridades de processos, por exemplo. Estes sinais indicam qual usuário você deve utilizar para realizar tarefas.

Para acessar o root, você pode usar o comando su e o comando sudo.

su (de substitute user) - ao digitar este comando, o programa pede a senha do usuário root. Também é possível usar o comando para acessar outra conta, usando su [usuário]. Quando você usa esse comando, as configurações de usuário não são alteradas, para que toda a configuração do usuário root seja carregada, deve-se digitar o comando su -.

sudo - Com este comando é possível definir permissões de comandos para determinados usuários. Ele pode ser configurado para exigir a senha novamente depois de um determinado tempo, não exige o uso da senha do root e registra as atividades efetuadas. Para sair, tecle exit.

ls - lista os arquivos e diretórios da pasta atual. Com qualquer comando você pode dar --help para ver as opções, por exemplo: ls --help

Os atributos mais usado junto com ls são:

ls -l - mostra conteúdo detalhado (com bytes, permissões, diretório,...)

ls -a - mostra arquivos ocultos

O comando ls também pode ser usado para fazer buscas:

ls *.txt - o * busca todos os arquivos terminados em .txt

ls manual?.txt - o ponto de interrogação substitui o caractere, ele pode encontrar manual1, manual2, etc.

ls manual[3-7].txt - busca os arquivos com finais entre 3 e 7

ls -alsh | grep [mp3] | grep [alanis] - com este atributo você busca por arquivos que tenham no nome mp3 e alanis

ls -alsh | grep [mp3] | grep [alanis] | grep -v [king] - agora vamos procurar um arquivo que tenha mp3 e alanis mas que não tenha king

cd - comando para acessar diretórios, você deve inserir o comando e depois o nome do diretório: cd [diretório]. Para voltar ao diretório acima: cd ../ dois diretórios: cd ../../. Ir para o diretório home do usuário: cd ~. Voltar para o diretório anterior: cd -

chmod - muda permissão de arquivos e diretórios. Ao listar as informações de um arquivo ou diretório, as permissões aparecem da seguinte forma: drwxrwxrwx. Onde o d é o diretório, depois vêm as permissões do dono (read, write, execute), do grupo (read, write, execute) e de outros (read, write, execute). Para tornar um arquivo executável basta dar o comando chmod +x [arquivo] (para todos os usuários) ou chmod [grupo]+x

cp - copia arquivos Ex. cp [arquivo] [diretório]

du - mostra tamanho dos arquivos/pastas no mesmo nivel ou um acima do atual

mkdir - cria diretório

mv - move ou remomeia arquivos Ex. mv [arquivo] [diretório de destino] ou [nome do arquivo] [nome novo]. Você precisa estar no diretório de origem.

rm - remove arquivos. Você pode colocar vários arquivos um ao lado do outro para excluí-los ao mesmo tempo. Ex: rm [arquivo 1] [arquivo 2]. Para excluir diretórios com todo seu conteúdo use: rm -rf [diretório]

rmdir - apaga diretórios vazios. Ex. rmdir [diretório]

pwd - mostra o diretório em que você está

df - mostra o espaço usado, livre e a capacidade das partições do HD em bytes. Use df -h para ver em MB.

locate - busca em todo o computador

find - encontra arquivos

ps - relata os processos em execução

Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Hospedagem: UOL Host