UOL Notícias Tecnologia

21/09/2007 - 12h51

Dez softwares para você falar por voz via IP

LILIAN FERREIRA

Do UOL Downloads
Conversar por voz pela Internet é cada vez mais freqüente. Além dos programas específicos para telefonia, softs de mensagens instantâneas passaram da simples troca de texto para a onda do VoIP.

Hoje, temos no mercado vários programas que oferecem ligações entre computadores e para telefones fixos e celulares a um preço bem abaixo do cobrado pelas operadoras de telefonia. Alguns permitem até fazer ligações gratuitas. Selecionamos alguns softwares para você não ficar de fora dessa:

Adphone
Com este soft, você pode falar por dois minutos gratuitamente com qualquer telefone fixo do mundo. Basta cadastrar-se no site e, a partir de então, é só fazer as ligações. É possível também comprar créditos, conversar com outros usuários Adphone e do Skype e mandar mensagens de voz.

Camfrog
Com este programa você pode conversar por voz em tempo real com qualquer pessoa do mundo. Similar a um site de bate-papo, você cria uma conta e pode falar em diversas salas com vários usuários ao mesmo tempo.

Fring
Este programa para celular permite a comunicação multi-protocolo por Internet. Você pode conversar por voz e trocar mensagens de texto. Reúne Skype, MSN Messenger, Google Talk, ICQ, SIP e Twitter.

Gizmo
Este soft é semelhante ao Skype, permite ligações para computadores sem taxa e para telefones com o pagamento de pequenas tarifas. O serviço que fornece um número de telefone ao usuário ainda não está disponível no Brasil, mas ao cadastrar-se você ganha um crédito de U$ 25 para fazer ligações. O programa dá 40 minutos grátis para ligações para amigos em 60 países e possui integração com Windows Live Messenger, Yahoo! Mesenger e Google Talk.

Google Talk
O Google não poderia ficar de fora desta tendência e lançou o Google Talk. O programa funciona integrado ao gmail (cliente de e-mail da empresa) para troca de mensagens instantâneas pelo computador. Ele ainda não disponibiliza serviço de ligação para telefones, mas o recurso é esperado para as novas versões. Pode ser usado no celular e ainda mandar recados por voz quando alguém não está conectado ao soft.

MinoCall
Faça ligações do seu celular usando a conexão com a Internet. Você carrega créditos e acessa o software a partir do dispositivo móvel. Aí é só fazer ligações para telefones fixos e móveis, DDD e DDI a um custo bem abaixo dos cobrados pelas operadoras. Está disponível em várias plataformas como J2ME, Palm, Blackberry, Windows Mobile e Symbian.

Skype
O mais popular dos programas de VoIP, o Skype tornou a tecnologia conhecida em todo o mundo. Hoje, conta com versão para celular e para empresas. Você pode conversar gratuitamente entre PCs e comprar créditos para ligar ou receber ligações de telefones. Ele permite ainda trocar arquivos e fazer conferências com até nove pessoas.

VoipBuster
Permite fazer ligações gratuitas para mais de 40 países desde que você adicione créditos. Além disso, ele cobra pequenas taxas para ligações para países como o Brasil.

Voipdiscount
Este programa dá créditos para cada amigo que você adiciona. Assim, você junta dinheiro para fazer as ligações para qualquer telefone e ganha um mês em ligações para telefones fixos. Mas seus amigos também devem se cadastrar no programa para você receber os benefícios. Ele permite ainda enviar SMS, comprar créditos e fazer ligações gratuitas para alguns países.

UOL VoIP
Este programa funciona como um telefone no seu computador, permitindo ligações para telefones fixos, móveis e também para computadores. As taxas são até 96% menores que as cobradas pelas empresas de telefonia.

Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Hospedagem: UOL Host