UOL Notícias Tecnologia

05/12/2007 - 07h00

Dê voz e ouvidos ao seu computador

LILIAN FERREIRA | Do UOL Downloads
Você sempre quis "conversar" com seu PC? Pedir para ele abrir o Word ou ler seus e-mails enquanto você faz outra coisa? Pois bem, existem softwares que são acionados por comando de voz e que transformam textos em áudio. O UOL Tecnologia selecionou dez programas que fazem essa tarefa. Infelizmente, a maioria é em inglês, mas não é difícil decorar alguns comandos e de quebra aprender um pouco do idioma. Que tal experimentar?

Responding Heads
Parece coisa de filme, mas você pode ter um "amigo virtual" que responde o que você pergunta e executa tarefas no computador. Ele pode se chamar Sam, Adam ou vários outros personagens deste programa gratuito. Muito simples, você cadastra a frase que irá falar e a seguir qual comando ele irá executar: pode ser um script, plug-in, abrir algum programa, falar uma frase, ler um texto ou dizer a hora.

Opera
O navegador de Internet também realiza ordens por comando de voz. Você configura a opção em Ferramentas > Preferências > Avançado > Voz. E, então, é só pedir para ler, recarregar ou voltar. Você pode também configurar os comandos.

Eddie the DJ
Comande o Winamp a distância com este soft gratuito. É só você pedir para o Eddie que ele aumenta o som e começa ou interrompe a execução das músicas. As frases são básicas, como "Eddie, turn on" ou "Eddie, turn off".

Speaking Email Deluxe
Programa lê seu e-mail em voz alta e notifica quando chegam novas mensagens. A resposta pode ser via voz ou texto. Ele ainda avisa quantos e-mais ainda não foram lidos.

Agent Reader
Aumente sua produtividade com este programa. Enquanto você faz outras atividades, um mago lê os textos para você. Suporta inglês e espanhol, mas aceita plug-ins para outros idiomas como o português. Possui ainda sistema de macros e bloqueador de pop-ups.

CvoiceControl!
Este soft reconhece a voz e permite a execução de comandos por voz no Linux. Você cadastra o programa, grava a fala e toda vez que repetir a frase ele executa a ação.

TTS3000 TTS engine L&HPortuguese
Faz leitura em vozes masculinas e femininas de textos em português em programas com suporte para TTS (texto para fala). Adobe Reader os MS Reader podem utilizar o soft.

Microsoft Agent
Tecnologia da Microsoft que faz o computador ler textos (chamada texto para fala ou text-to-speech).

Text to MP3 Speaker
Programa que lê documentos e páginas da Web. Você pode ainda converter livros para arquivos WMA ou WAVE para depois fazer um audiobook. Suporta 10 idiomas, inclusive o português.

IVOS - Intelligent Voice Operating System
Utilitário de reconhecimento de voz que aprende a maneira que você utiliza o computador. Possui tanto reconhecimento de voz quanto o conversor de texto para voz.

Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Hospedagem: UOL Host