UOL Notícias Tecnologia

31/01/2008 - 09h00

Dez aplicativos para seu smartphone

HENRIQUE MARTIN | Para o UOL Tecnologia
Ao comprar um smartphone, muitas vezes você pode ficar preso à idéia de que o aparelho é apenas um telefone com alguns recursos adicionais, como e-mail e navegação na Internet. Dependendo do seu celular e, principalmente, do sistema operacional que ele usa, é possível baixar, instalar e usar novos aplicativos que podem deixar ainda mais fácil e produtiva sua vida —ou ao menos mais divertida.

Troque dicas para turbinar seu celular

O UOL Tecnologia selecionou dez aplicativos disponíveis no mercado, a maioria deles gratuito e compatível com aparelhos que rodam Windows Mobile (como os da HP, Motorola e HTC, por exemplo) e Symbian (modelos da Nokia). Vale lembrar que taxas adicionais podem ser cobradas pelas operadoras pelo uso da rede de dados para utilização dos aplicativos.

Devicescape
O programa gratuito está mais para um serviço online do que para um simples aplicativo para o smartphone. Atua como um gerenciador de redes wireless e está disponível para diversas plataformas (funciona em celulares com Windows Mobile, Symbian e até no iPhone, além do Windows XP, Vista e Mac OS X). O usuário baixa o programa em seu aparelho e cadastra suas redes favoritas pela Internet —pode ser a rede Wi-Fi de casa ou um serviço pago, como Vex ou Speedy Wi-Fi. Na hora de usar a conexão, o soft assume aquele ponto de acesso cadastrado como favorito, permitindo seu uso direto, sem precisar digitar senhas no pequeno teclado do telefone.

Fring
Mensageiro instantâneo gratuito para celulares que permite usar diversos protocolos existentes para comunicação via texto ou voz, usando recursos de telefonia pela Internet. O programa (versões para Symbian e Windows Mobile) permite cadastrar (e usar) os serviços fornecidos pelo Skype, Live Messenger, ICQ, Google Talk, Twitter, AIM e Yahoo! Messenger, além de protocolos SIP (para VoIP). Para se conectar, usa a rede Wi-Fi do smartphone ou redes 3G.

Gizmo5
Versão beta para celulares do Gizmo Project, também para telefonia pela Internet, o Gizmo5 permite fazer ligações pela rede Wi-Fi ou 3G com tarifas reduzidas. Ele funciona em aparelhos com Windows Mobile, Symbian e outros compatíveis (há uma lista completa no site). O download pode ser feito diretamente pelo celular, assim como o cadastro no serviço (caso o usuário não tenha conta no Gizmo Project). O Gizmo5 também funciona como cliente de mensagens instantâneas, com acesso ao MSN, AIM e Yahoo! Messenger.

Widsets
Leitor de RSS combinado a uma interface única, estilizada e muito funcional. O programa, compatível com Symbian, Windows Mobile e celulares com Java, reúne informações de sites, blogs, noticiários online, emissoras de TV e até traz games como Sudoku, cada um representado por um widget diferente. O usuário baixa o soft gratuitamente, instala no celular e navega por uma tela principal de feeds. Para baixar o programa para o seu telefone, é preciso fazer um cadastro no site, onde é possível também escolher os widgets a serem vistos no telefone.

Gmail
OK, todo smartphone que se preze deve baixar seus e-mails. O segredo do cliente do Gmail para celulares (compatível com Symbian, Windows Mobile, Java) é que ele dá acesso a e-mails a qualquer telefone, mesmo que não seja um dos modelos mais modernos. Para completar, o Gmail para celulares ainda consegue usar menos tráfego de dados para baixar as mensagens (que ficam armazenadas na Web, não no celular). O download é feito direto pelo celular no endereço http://m.gmail.com/.

Google Maps
O serviço gratuito leva mapas à tela do telefone, com coordenadas de rotas, pesquisa integrada e até a visão de imagem de satélite do local. O mais interessante é que o Maps para celular não precisa de um módulo GPS para funcionar. Ele calcula a posição do usuário por meio da posição das antenas de celular na região e fornece resultados praticamente exatos. Entretanto, se o telefone tiver um GPS integrado, ele será usado. Funciona em aparelhos com Symbian, Windows Mobile, BlackBerry e Java (J2ME).

Na teoria, o Light Sabre é um aplicativo praticamente inútil. Mas junte um tema que atrai muitos fãs (Star Wars) a um celular capaz de responder aos movimentos do usuário e, pronto, é diversão na certa —e na prática. O que ele faz? Transforma celulares (por enquanto só da Nokia, como o N95 e o N82) com um sensor de movimentos integrado em um "sabre de luz" de um mestre Jedi, com sons que mudam conforme o movimento feito com o aparelho.

Faça o download gratuito, para funcionar, precisa do programa Accelerometer Plugin, disponível na mesma página.
LIGHT SABRE
PointUI Home
Uma nova cara para o Windows Mobile focada em usuários que querem deixar mais fácil o dia-a-dia no uso do aparelho e aposentar de vez a velha e boa caneta stylus para a tela sensível ao toque: os ícones do programa permitem o uso do celular diretamente com os dedos. Gratuito, funciona somente em celulares (não vale para Pocket PCs, sem conectividade) e em aparelhos com resoluções de tela de 240 x 240, 240 x 320 e 320 x 240 pixels.

QIK
Transforme seu celular com câmera em uma emissora de bolso, transmitindo imagens em tempo real para a Internet. O programa, ainda em fase de testes, roda por enquanto apenas em celulares da Nokia (Symbian) e está restrito a usuários convidados. Para conseguir um convite, basta cadastrar o número do telefone e, depois de um tempo, o QIK envia uma mensagem de texto. Baixe o programa, faça um ou dois vídeos e o convite oficial chega em instantes. Requer uma conexão Wi-Fi ou 3G para transmitir ao vivo.

QR-CODE Reader
O programa permite que seu celular com câmera leia códigos de barra 2D. Cada vez mais usado em publicidades, o código geralmente é gravado como imagem ou código HTML. Para ler, é só entrar no aplicativo pelo celular e então apontar a câmera para o código. Em instantes, ele mostra o que está por trás do código. Funciona em aparelhos com plataforma Java ou Symbian.

Yahoo! Go 2.0
Central de serviços do portal em seu telefone, com acesso ao e-mail, fotos do Flickr, notícias e buscas, com o serviço todo em português. O download pode ser feito diretamente pelo endereço http://m.yahoo.com, que leva ao site de buscas oneSearch (feito para celulares). O aplicativo gratuito funciona em aparelhos compatíveis com Symbian, Windows Mobile e Java.

Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Hospedagem: UOL Host