UOL Notícias Tecnologia

14/02/2008 - 07h00

Softs educativos ajudam a estudar de maneira mais simples e divertida

LILIAN FERREIRA | Do UOL Downloads
Se você tem mais de 20 anos, deve se lembrar da Carmem Sandiego e, melhor ainda, do game "Where in the World is Carmen Sandiego?". Como um detetive da Interpol, o jogador deveria caçar a golpista Carmen Sandiego pelo mundo e prendê-la. Mas para isso, era necessário conhecer os países visitados e responder a questionários com estas informações e as bandeiras dos países.

Diversão na certa e de bônus vários conhecimentos de geografia. O velho "aprender brincando" ganha grande impulso com o uso de softwares. O UOL Tecnologia destacou dez programas educativos para ajudar na dura volta às aulas.

GCompris
Software indicado para crianças de 2 a 10 anos, com diversas atividades como pintura, para desenvolver a coordenação, álgebra, com contas de adição e subtração simples, reconhecimento de cores, colocar países no mapa e jogos de xadrez, memória sudoku, pra desenvolver o raciocínio.

Amiglobe
Atlas geográfico mundial, com mapas nos formatos plano, esférico, Mercartor e Lambert. Traz dados como área, população, capital, bandeira e hino, além de informações sobre a história, geografia, governo e economia dos países. Além disso, você pode testar seus conhecimentos em três jogos: acerte a capital, a bandeira e a forma do país.

IBGE Estados Brasileiros no Google Earth
Se você já usa o Google Earth para navegar pelos mapas do mundo, agora você pode obter muito mais informação sobre o Brasil. O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) disponibiliza plug-ins com dados, fotos e destaques sobre os Estados Brasileiros e também sobre os municípios.

FreeMat
Programa similar ao Matlab, usado para cálculos numéricos e operações matemáticas avançadas. O usuário pode fazer trabalhos em 3D, manipular imagens e criar gráficos. Suporta programação C, C++ e Fortran.

Interage série Lorentz
Faça simulações interativas de experiências físicas que envolvem os conceitos de eletricidade, termologia e ondas. Há módulos de ensino de campo elétrico, corrente elétrica, parâmetros de onda, efeito Doppler, equilíbrio termodinâmico e entropia.

QuipTabela
Tabela periódica interativa dos elementos químicos. Traz 30 informações sobre cada elemento, como número atômico, símbolo, densidade, ano de descoberta e configuração eletrônica. O programa traz ainda histórico, fontes, aplicação e potencial de redução.

@promt Express
Inglês, francês, espanhol... Cada vez mais línguas entram no currículo escolar ou tornam-se necessárias no mercado de trabalho. Com esta ferramenta, é possível traduzir textos, páginas da Internet e arquivos no formato PDF do inglês para o português, francês, espanhol, alemão e russo.

Dicionário Aulete Digital
Versão de um dos mais conhecidos dicionários em língua portuguesa. Tem mais de 300 mil verbetes, entre eles, neologismos ligados à informática, como a palavra "deletar". O programa permite ao usuário fazer busca interna, ouvir a pronúncia da palavra e ter a conjugação completa de verbos.

Atlas Interativo de Histologia
Estudar um tema chato para muitos, pode se tornar mais agradável se o usuário visualizar o que está aprendendo. É exatamente isso que este programa faz, traz uma coleção de imagens das estruturas dos tecidos do corpo humano como células de epitélio e glândulas, tecido conjuntivo, cartilagem e osso, sangue, músculo e tecido nervoso.

Visible Body
Apesar de ser em inglês, este é um software com imagens detalhadas do corpo humano. Em modelo interativo e em 3D, traz estruturas da anatomia, como ossos, músculos e sistemas. É preciso registrar-se no site para poder navegar e é bastante pesado para carregar (só funciona com IE 7).

Where in the World is Carmen Sandiego
Popular no final da década de 80 e início da década de 90, neste "jogo" o usuário é um detetive da Interpol que deve prender a golpista Carmen Sandiego. Ela rouba objetos por todo o mundo e os detetives devem segui-la até prendê-la. Com as "viagens" o jogador conhece costumes, bandeiras e localização dos países.

Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Hospedagem: UOL Host