UOL Notícias Tecnologia

31/03/2008 - 07h00

Faça ligações e envie mensagens de graça pelo seu celular

LILIAN FERREIRA | Do UOL Tecnologia

*Colaborou Cintia Baio
Se você gasta muito enviando milhares de torpedos por dia ou se passa horas namorando no celular, saiba que é possível economizar bastante na conta apenas utilizando softwares que permitem fazer todas essas tarefas gratuitamente.

Com programas de VoIP instalados no seu aparelho, por exemplo, você pode conversar por voz com amigos que também tenham o soft instalado sem pagar pela "ligação".

A transmissão de dados se dá pela conexão à Internet de seu celular (para isso você precisa de um plano de acesso de sua operadora) ou por redes Wi-Fi, de casa ou de lugares públicos. É cada vez mais comum encontrarmos restaurantes e shoppings que oferecem conexão gratuita à Web. Aí é só conectar seu telefone à rede e fazer as chamadas pelo programa sem pagar nada.

Existem ainda programas que instalados no computador enviam mensagens de texto para celular gratuitas ou a preços bem mais em conta do que os oferecidos pelas operadoras.

Confira a lista de softwares preparada pelo UOL Tecnologia para te ajudar a economizar na conta do telefone móvel:

Skype
O popular programa de VoIP para computadores também pode ser instalado em celulares com Windows Mobile ou em aparelhos da Nokia Tablets N800 e N810. Ligações de skype para skype são gratuitas se você usar conexão wireless, ou pacote de dados de sua operadora (só será cobrado o valor do pacote). É possível ligar ainda para números de telefones a taxas baixas com os créditos Skype.

Fring
Programa de comunicação que aceita vários protocolos como Skype, MSN, Google Talk e ICQ, por exemplo.
No MSN e no Skype, é possível enviar mensagens do computador para o celular. No entanto, o preço é praticamente o mesmo cobrado pelas operadoras no envio comum de SMS.
SMS PELO COMPUTADOR
Usando as contas destes programas é possível enviar SMSs, mensagens de texto e conversar por voz sem usar os serviços da operadora para tais funções. Funciona com aparelhos Nokia, Siemens, Samsung, Sony Ericsson e Motorola, nas redes 3G, GPRS e Wi-Fi.

Mino Call
Faça ligações usando a conexão a Internet do celular ou rede wireless local. Você só precisa baixar o programa e colocar créditos se quiser fazer ligações para telefones fixos ou móveis, DDD ou DDI. As taxas são menores do que as cobradas pelas operadoras e você pode também falar do PC para o celular. Funciona com sistema BlackBerry, Windows Mobile e Java.

Gizmo 5
Com o Gizmo em seu celular você pode enviar SMS direto de sua conta (mediante uma pequena taxa), conversar por voz usando a conexão à Internet, trocar arquivos e ainda conversar por MSN, AIM, Yahoo! e Google Talk. Ele permite ainda chamadas DDD e DDI por meio de compra de créditos. Baseado em Java, funciona com celulares das principais marcas.

eMSN
Messenger para o telefone celular. Com ele, você pode trocar mensagens de texto com outros celulares conectados ao programa e com amigos que têm o programa no PC. Você só usa a conexão com a Internet do aparelho. É uma alternativa para trocar mensagens de texto e também fotos sem pagar as taxas comuns das operadoras. É possível mandar e-mails, adicionar emoticons e conversar em conferência. Baseado em Java, funciona na maioria dos aparelhos.

CoolSMS
Programa que instalado no computador Windows envia torpedos SMS para celular sem custo. Suporta as operadoras Amazônia Celular, Brasil Telecom GSM, Claro, CTBC Telecom, Nextel, Oi, Telemig Celular, TIM e Vivo. Algumas operadoras exigem cadastramento no site para poder enviar torpedos. Para a TIM, você precisa comprar créditos ou aceitar propagandas em seu celular.

BuzzMe
O programa funciona em celulares com plataforma Java e envia torpedos
Cansado de tirar o celular da mão de curiosos desesperados para saber quem te mandou mensagem e o que está escrito? O SMS Me and You protege os torpedos com uma senha
SMS SEGURO
gratuitamente para outros usuários que também possuam o software (e estejam cadastrados no serviço). Também é possível enviar SMS a partir do site do aplicativo. Mas é preciso saber o número de cadastro para quem será enviada a mensagem, que é gerado no momento da inscrição.

Cellity Free SMS
Assim como o BuzzMe, o programinha de 36 Kb roda em Java e permite enviar SMS para qualquer aparelho pela rede GPRS ou Edge, o que sai mais em conta do que os preços tradicionais de mensagens de texto.

Para usá-lo, é preciso instalar o software no celular e cadastrar o seu número no sistema do administrador, inclusive com o prefixo internacional. Em seguida, uma senha será enviada ao aparelho. Desligue e ligue o celular e, quando solicitado, digite a senha para acessar o serviço.

jSMS
Baseado em Java, esse programinha funciona em Linux, Windows e Mac e permite enviar mensagens de texto a celulares das operadoras Amazônia Celular, Brasil Telecom, Claro, CTBC, Nextel, Oi, Telemig, Vivo.


Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Hospedagem: UOL Host