Topo

Baixe dez games clássicos e gratuitos para seu celular Java

Snake, o jogo da cobrinha, é um dos clássicos - Divulgação
Snake, o jogo da cobrinha, é um dos clássicos Imagem: Divulgação

Cintia Baio

Do UOL Tecnologia

01/04/2008 00h01

Trânsito, fila, aula com slides, reunião sem fim. Entediado? Para "acelerar" o tempo em situações desse tipo— e quebrar o galho enquanto você economiza para comprar um PlayStation Portable— o UOL Tecnologia separou uma lista com dez games clássicos e gratuitos para baixar e jogar no celular. Entre eles, os velhos conhecidos Snake (jogo da cobra), Paciência, Columns, xadrez e dama.

A instalação desses jogos é simples, e uma dica para driblar os altos preços dos downloads cobrados pelas operadoras é baixar o game pelo cabo de conexão entre o celular e o PC ou, diretamente por Bluetooth.

Como instalar

O primeiro passo é saber se o seu celular é compatível com aplicações Java— os softs listados só rodam sobre esta plataforma. Boa parte dos novos celulares, mesmo os mais simples, já vem com Java. Para se certificar, vá até o menu de Configurações do aparelho e cheque se existe dados sobre a aplicação.

Depois, escolha qual game deseja baixar e salve o arquivo no computador (na lista, basta clicar no nome do jogo). Depois, abra o software de comunicação entre o PC e o celular (como o Samsung PC Link, da Samsung, ou o Nokia PC Suíte, da Nokia) e sincronize o PC com o aparelho.

Em seguida, basta transferir o arquivo para o celular e procurá-lo na pasta de downloads ou aplicativos, dependendo do modelo do aparelho.

Confira abaixo a lista de games e escolha os seus:

Para movimentar as peças neste jogo de damas, basta usar o joystick ou teclas específicas. Um ponto negativo da versão para celular é a necessidade de, após fazer o download do jogo, entrar no site do desenvolvedor para gerar um código de acesso que deve ser digitado antes de iniciar a partida.

O tradicional game também ganhou a versão móvel. Para movimentar as peças no celular, é preciso usar o joystick do aparelho ou usar as teclas específicas. É possível escolher nível de dificuldade e background.

Depois de ganhar uma versão online, o clássico game dos anos 80 para testar a memória vai para o aparelho celular. Para se divertir, basta seguir a sequência de sons e cores apontadas pelo programa. Quanto mais você acertar, mais rápido o game fica.

O jogo em três dimensões tem partidas em cenários que imitam montanhas, água, areia e jardins. Vem com resumo da jogada, som, perspectiva, visão panorâmica e indicadores de distância. A versão é trial (para testes) e pode ser comprada por US$ 6,99.

Do PC direto para o celular. O objetivo do jogo Paciência é mover todas as cartas com naipe igual para a mesma pilha em ordem de classificação: da menor para a maior carta. Cuidado: esse jogo pode viciar e fazer você esquecer da fila, da aula etc. ;-)

Os números 2, 4,6 e 8 do teclado conduzem o jogo de Ping Pong pelo celular. Para manter o jogo gratuito, o desenvolvedor avisa que algumas propagandas aparecem durante a partida. Para driblá-las, negue qualquer tipo de conexão com a Internet quando solicitado.

Na versão clássica do Pôquer para celular, as cartas são movidas e selecionadas pelo joystick ou pelas teclas do celular. Aqui, o game só pode ser jogado sozinho, sem a opção para multiplayers. O que é uma pena —já imaginou disputar aquele super campeonato com os amigos da empresa?

O velho jogo da serpente em busca de comida ganha versão 3D para o celular. Você pode mover a cobrinha em quatro direções para colher frutos, desviar das bordas e ultrapassar todos os níveis.

O game de raciocínio lógico consiste em colocar os números de 1 a 9 em cédulas vazias em regiões de 3x3 quadrados. Cada coluna (tanto na horizontal quando na vertical) deve ser preenchida com os números de 1 a 9 sem repetição. Nesta versão do game, você pode escolher o nível de dificuldade e salvar o jogo para continuar a brincadeira em outra hora.

Se o seu celular possui Bluetooth, além de jogar sozinho, é possível convidar outra pessoa para uma partida de xadrez apenas fazendo o pareamento correto entre os celulares. Também é possível salvar o game e recuperá-lo mais tarde.