! UOL Tecnologia

UOL TecnologiaUOL Tecnologia
UOL BUSCA
CeBIT 2007
09/03/2007
Inventores do MP3 criam soft que organiza fotos automaticamente
Da Redação
Não bastasse terem criado o formato de música digital que inundou a Internet, os computadores pessoais e os gadgets, os cientistas do Instituto Fraunhofer agora inventaram um software capaz de organizar todo seu mundo de fotos digitais automaticamente, sem que você precise perder horas renomeando arquivos ou separando-os em pastas.

O sistema, batizado de aceMedia, será demonstrado pelo instituto durante a Cebit 2007, maior feira de tecnologia do mundo, que acontece em Hannover entre 15 e 21 de março. O UOL Tecnologia vai até lá para trazer, direto da feira, as últimas novidades em hardware, software e telefonia digital.

Segundo o Fraunhofer, o aceMedia analisa características visuais das fotos de seu disco rígido e consegue descobrir se elas foram tiradas em ambientes internos ou externos, se retratam uma paisagem ou obras construídas pelo homem. O sistema também consegue distingüir pessoas e memorizar seus traços faciais.

O sistema então reúne essas informações e passa a associar o nome de uma pessoa, por exemplo, a todas as fotos que encontrar no disco. Quando novas imagens são gravadas no disco, o sistema também reconhece seus detalhes e cria "etiquetas" que facilitam a busca posterior.

Além disso, o aceMedia também consegue criar coleções de fotos por temas, pessoas ou faixas de tempo, de acordo com a seleção do usuário. Basta selecionar uma "etiqueta" ou uma única foto para que o software exiba imagens semelhantes.

"Desde o começo, desenvolvemos o aceMedia pensando nas necessidades do usuário", diz a gerente do projeto, Barbara Schmidt-Belz. Segundo ela, o sistema deve ajudar fotógrafos profissionais e amadores a arquivar melhor suas coleções de fotos.
CeBit 2007
Mapas
Álbuns