! UOL Tecnologia

UOL TecnologiaUOL Tecnologia
UOL BUSCA
CeBIT 2007
16/03/2007
Notebooks acessam a Internet sem fios com chip de celular na Europa
FRANCISCO MADUREIRA
Editor do UOL Tecnologia, em Hannover (Alemanha)

Prepare-se para mais uma sopa de letrinhas no mundo da informática. Agora é a vez das siglas até hoje usadas no mundo dos celulares começarem a invadir a praia de notebooks e computadores ultraportáteis, que na Europa já se conectam à Internet por meio de chips como os utilizados no Brasil em celulares GSM.

A primeira "novidade" que aparece nas especificações de computadores portáteis em exposição na Cebit 2007 é a existência de três tipos de redes: Wireless LAN (Local Area Network), o bom e velho Wi-Fi, nos padrões IEEE 802.11a, b ou g; Wireless PAN (Personal Area Network), que até hoje você conhecia por Bluetooth ou "aquela-tecnologia-que-substitui-os-fios-para-conectar-periféricos-ao-PC"; e a Wireless WAN (Wide Area Network) —aqui sim está a novidade, agora o notebook também pode receber um chip como o do telefone celular e sair por aí navegando na Web e até mandando mensagens SMS.

"A velocidade pode chegar até 3,6 Mbps [downloads de 450 Kbytes por segundo, o suficiente para baixar um álbum inteiro em MP3 em dois minutos], mas tudo depende da operadora de telefonia", diz Nicole Jamson, representante da Samsung. "Aqui na feira a conexão tem variando entre 1 Mbps e 1,8 Mbps."

Gerações de telefonia
Além das siglas de redes de computadores, outro ingrediente já começa a fazer parte do informatiquês —os nomes das redes de cada uma das gerações da telefonia celular. No caso, é importante saber o que é o que para saber qual será a velocidade da conexão do micro portátil à Internet, e também qual a área de cobertura do serviço contratado.

Saiba um pouco mais sobre as tecnologias que hoje operam na Europa e que devem estar no Brasil nos próximos anos (ou já funcionam com operadoras que têm redes GSM):

TecnologiaGSMGRPSEDGEWCDMAHSDPA
Velocidade máxima (Kbps/s)14,4171,2473,62.00014.000
Velocidade real (Kbps/s)-30-40100-130220-310550-1100
Geração do celular2G2,5G2,5/3g3G3G
CeBit 2007
Mapas
Álbuns