! UOL Tecnologia

UOL TecnologiaUOL Tecnologia
UOL BUSCA
CeBIT 2007
20/03/2007
Tecnologia da Microsoft combina fotos para criar ambientes 3D na Web
Do UOL Tecnologia, em Hannover
Os ângulos de sua viagem podem compor um cenário virtual 3D na Web criado automaticamente a partir de suas fotos digitais. Esta é a proposta da tecnologia Photosynth, que a Microsoft exibiu em seu estande durante a Cebit 2007, em Hannover. O UOL Tecnologia assistiu a uma demonstração do sistema.

A diferença entre um simples sistema de fotos panorâmicas é que o Photosynth consegue recriar um ambiente em três dimensões —dá para usar a roda do mouse para chegar mais perto ou se afastar de ambientes. Para tanto, o sistema lê diversas fotos, encontra pontos em comum e então conecta umas às outras. O resultado você pode conferir no vídeo abaixo:



Ainda em fase de testes, o Photosynth não permite que o usuário cadastre suas próprias fotos. Mas já dá para ter uma idéia do que o sistema será capaz de fazer em quatro exemplos disponíveis no site http://labs.live.com/photosynth, entre eles a Piazza San Marco, em Veneza, ou lagos canadenses. Não há previsão para a abertura do sistema para personalização com fotos próprias.
CeBit 2007
Mapas
Álbuns