! UOL Tecnologia

UOL TecnologiaUOL Tecnologia
UOL BUSCA
CeBIT 2007
21/03/2007
Cebit mostra celulares com banda larga, TV e recursos multimídia
FRANCISCO MADUREIRA
Editor do UOL Tecnologia, em Hannover (Alemanha)
Sabe aquele filme ou álbum em MP3 que você demora horas para baixar no computador? Pois na Europa, um mero telefone celular já pode alcançar velocidade suficiente para baixar um CD em menos de dois minutos ou DVD inteiro em pouco mais de uma hora. Isso graças a duas tecnologias —o WiMax, banda larga sem fio que está em fase de regulação no Brasil pela Anatel (Agência Ncional de Telecomunicações) e o HSDPA (High-Speed Downlink Packet Access), padrão de redes de celular de terceira geração.


As tecnologias exibidas na Cebit 2007 pelas maiores fabricantes de aparelhos e operadoras de telefonia móvel, permitem ao celular navegar pela Internet com taxas de transmissão de dados de 3,6 Mbps (megabits por segundo) a 7,2 Mbps, o que equivale a downloads de 450 Kbytes por segundo a 900 Kbytes por segundo.

A empresa que mais trouxe novidades para a feira, que acaba hoje em Hannover após sete dias e mais de 400 mil visitantes, foi a Samsung. Em seu estande, os maiores destaques foram aparelhos com a tecnologia WiMax embutida e recursos multimídia que devem deixar seu player digital —e quem sabe até a TV&mdas; com ciúmes de verdade.

O M8100, por exemplo, tem um LCD de 2,8 polegadas sensível ao toque que exibe imagens de TV Digital, uma saída de TV para outros aparelhos —como LCDs de alta resolução—, câmera digital de 2 megapixels (eis um ponto negativo), conectividade USB e Bluetooth e Windows Móbile 5.0, que permite abrir e editar arquivos do Office. O aparelho tem 64 MB de memória RAM e aceita cartões de memória do padrão MMC para guardar fotos, músicas e vídeos.

Já o P9000 impressiona pela proximidade com um PC de verdade —do tamanho de uma carteira e com 560g, ele é um ultraportátil que se abre para mostrar um teclado QUERTY como o de notebooks e um LCD de 5 polegadas. A Samsung montou uma estação transmissora de WiMax em seu estande na Cebit, e lá a conexão com a Web alcançou a velocidade de 6 Mbps — a sensação é que você está usando um computador de verdade, e não um PC portátil.

Multimídia
Se a Apple assustou o mundo da telefonia ao mostrar ao mundo seu iPhone em janeiro, Steve Jobs pode esperar uma enxurrada de contra-ataques das fabricantes de celulares. O F300 da Samsung é um bom exemplo —pouco maior que um iPod Shuffle, ele é celular de um lado, e player digital de áudio e vídeo do outro (veja vídeo). O aparelho usa rede EDGE (um GSM de alta velocidade, já disponível no Brasil), tem câmera de 2 megapixels, Bluetooth, rádio FM, porta USB e slot para cartões de memória microSD.

A Sony Ericsson, por sua vez, mostrou três novos aparelhos de sua linha Walkman com cartões Memory Stick de 512 MB e 1 GB. O aparelho tem 9,4 milímetros de espessura e câmera de 2 megapixels.

Para quem quer mais resolução na câmera, os modelos K810 e K818 vêm com 3,2 megapixels e uma aplicação chamada Photo fix, que permite fazer pequenos retoques no brilho e no contraste das fotos. Com Bluetooth e porta USB, o celular também dá suporte para alimentar fotoblogs direto do telefone.

TV portátil
Para quem não desgruda da telinha, a Samsung mostrou o F510, celular que recebe sinais de TV digital no padrão DVB-H e exibe-os em um LCD de 2,4" que pode ser direcionado na horizontal. O aparelho também tem 410 MB para guardar vídeos, aceita cartões MicroSD e suporta os formatos de vídeo AVI, DivX, MPEG 4 e WMV.

Em estandes menores, no entanto, dava para encontrar aparelhinhos que devem chegar ao Brasil alguns meses após a própria TV digital —pequenos pendrives com antena embutida que transformam o próprio notebook em TV digital e permitem sair por aí vendo seu programa predileto até mesmo dentro do carro, em uma viagem. Na Alemanha, dá para achar esses pendrives até no supermercado por cerca de &euro 40 euros —pouco mais de R$ 100.
CeBit 2007
Mapas
Álbuns