! UOL Tecnologia

UOL TecnologiaUOL Tecnologia
UOL BUSCA
CES 2007
27/12/2006
CES aposta no Bluetooth para interligar casas (e carros) digitais
No mundo wireless, finalmente esse vai ser o ano do Bluetooth, ao menos pelos corredores da CES 2007. Segundo Matt Swanson, diretor de tecnologias emergentes da entidade que organiza o evento, depois de quatro ou cinco edições da feira em que todos diziam que esse padrão iria vingar, agora ele tem um número razoável de produtos conectados.

Mas e a chegada do padrão Wireless USB, que tem apoio da Intel? E se gigante dos processadores adotar estratégias competitivas como as da Microsoft e embutir a tecnologia nos computadores que usarem seus chips? "Não sei, as pessoas geralmente não gostam de coisas impostas. É inegável que a Intel pode tomar esse caminho, mas não sei de nada a respeito", diz Swanson, que mais uma vez repete a frase mais falada durante a entrevista. "Pode ser que apareça alguma coisa aqui (na CES)..."

Dispositivos móveis
Ao falar de telefonia celular, Swanson a princípio perde o entusiasmo. "Acho que as novidades estão mais concentradas nos aparelhos, não deve haver nada de muito revolucionário nas próximas três ou quatro edições, já que se trata de um setor que precisa de investimento em infra-estrutura física, como antenas e centrais de transmissão. E além de tudo não dá para disfarçar muito isso, não dá para ser uma surpresa total."

Mas o tom de voz muda quando o assunto é tecnologia automotiva. "O carro é um bom exemplo de integração de tecnologia tanto de serviços quanto de entretenimento", diz Swanson. É nesse momento que ele dá o exemplo de como navegador GPS, rádio e tocador de MP3 podem trabalhar juntos para ajudar o motorista.

Outra área que o representante da CES aponta como "quente" é a transmissão de conteúdo para carros, especialmente de imagem digital. "Já há algumas empresas que oferecem antenas, que as pessoas instalam em suas caminhonetes e utilitários esportivos, e que enviam filmes e programas de TV para tocadores de mídia digital. Não é mais só a rádio por satélite, agora já é possível ver conteúdo, e não apenas escutar."
CES 2007
Mapas
- Mapa interativo
- Para imprimir
Setores - Hall Norte (PDF, 3,8 MB) - Hall Central (PDF, 2,3 MB) - Hall Sul (PDF, 2,7 MB) - Sands/
   The Venetian (PDF, 2,1 MB) - Hilton (PDF, 2 MB)
Álbuns