! UOL Tecnologia

UOL TecnologiaUOL Tecnologia
UOL BUSCA
CES 2007
09/01/2007
TV de alta definição toma conta da feira de eletrônicos CES
Daniel Pinheiro
Do UOL Tecnologia, em Las Vegas
Corredores abarrotados de gente olhando para telas cada vez maiores, mais finas e com mais resolução. Eis uma boa imagem da CES 2007, maior feira de eletrônicos do mundo, em Las Vegas. A TV de alta definição definitivamente tomou conta do evento.

A preocupação atual dos fabricantes é o padrão HD —sigla em inglês que significa alta definição—, com resolução de 1080 linhas, que já vêm sendo adotado em algumas transmissões de TV nos Estados Unidos.

As maiores novidades da CES 2007 na área são as filmadoras que gravam em padrão HD, o que permite que filmes caseiros sejam compatíveis com as novas TVs em termos de qualidade de imagem.

Sony e Panasonic saíram na frente e mostraram seus modelos das linhas HDR e HDC, respectivamente, que dividem o formato de alta definição AVCHD, desenvolvido em conjunto pelas duas empresas japonesas. Esses modelos devem chegar ao mercado norte-americano por volta do mês de março e com preços que começam em US$ 1.100.

A Panasonic também mostrou a SDR-H200, uma filmadora digital que combina dois tipos de armazenamento —um HD de 30 GB embutido e um cartão de memória SD— para gravar até 25 horas ininterruptas de vídeo.

Contraste em alta
No estande da Sony, chamava a atenção uma TV com contraste de cores da ordem de mais de um milhão para um. O equipamento ainda é só um protótipo, e usa a tecnologia chamada OLED —Organic Light-Emmiting Diode—. Ele ainda não chegou ao mercado, mas surpreende pela nitidez de imagem em relação às próprias telas de plasma.

O encarregado de mostrar o produto no estande da empresa japonesa não cansa de repetir as mesmas (e poucas) informações para toda sorte de interessados: "Senhor, essa TV pode estar no mercado dentro de seis meses ou seis anos" ou "não, o preço não foi determinado", além da explicação sobre o "orgânico" no nome da tecnologia ;mdash;"eles dizem que o processo que faz a luz do LED brilhar é orgânico, sem utilizar bulbos".

Ainda segundo as explicações do representante da Sony, é a ausência dos bulbos que faz com que as telas sejam mais finas —no modelo de 11 polegadas, o display tem 3 mm de espessura, e o de 27, cerca de 10 mm.

Mas o que faz as pessoas se aglomerarem na frente dessas telas é o contraste. Fica fácil perceber que a tecnologia está alguns passos à frente do padrão atual quando se passa pelo estande da Texas Instruments, que anuncia um de seus modelos de TV de alta definição com uma "inacreditável" taxa de contraste de 100 mil para um —mais de mil vezes menos que os protótipos da Sony.

Foto digital
Quando o assunto é câmera fotográfica, produto de imagem mais consumido pelos brasileiros, não há muitas novidades nos corredores da CES 2007.

O que dá para perceber é que os lançamentos nessa área primam mais pelo preço que por grandes inovações tecnológicas, já que o padrão dos 10 megapixels está relativamente consolidado.

É possível confirmar essa tendência ao observar duas câmeras mostradas pela primeira vez na CES deste ano —a Kodak Easyshare V803 e a Fujifilm FinePix A800 se destacam por terem 8 megapixels de resolução e serem parte da linha de modelos de entrada de suas marcas, com preço abaixo de US$ 200.

Outra tendência é dar vazão às fotos digitais em equipamentos que não o computador. A Kodak mostrou novos modelos de porta-retratos virtuais, que podem ser ligados a PCs, câmeras digitais ou até direto à Internet por conexão Wi-Fi para servir de tela para fotos digitais.

No caso do EX1011 Digital Picture Frame, modelo com tela de 10 polegadas e resolução de 800 x 480 pixels, há memória de 128 MB para armazenar fotos e filmes no próprio porta-retrato.
CES 2007
Mapas
- Mapa interativo
- Para imprimir
Setores - Hall Norte (PDF, 3,8 MB) - Hall Central (PDF, 2,3 MB) - Hall Sul (PDF, 2,7 MB) - Sands/
   The Venetian (PDF, 2,1 MB) - Hilton (PDF, 2 MB)
Álbuns