UOL Notícias Tecnologia

02/09/2010 - 13h25 / Atualizada 02/09/2010 - 15h23

Feira de tecnologia na Alemanha promete TVs conectadas à web e modelos 3D

GUILHERME TAGIAROLI* | Do UOL Tecnologia

Visitante observa TVs 3D durante montagem dos últimos detalhes da IFA 2010, nesta quinta-feira (2)

Esqueça a ditadura da televisão, que permite ao telespectador assistir apenas à programação que está passando naquele momento. A ordem, daqui para frente, é permitir que o público veja o que quiser, na hora que quiser, sem ter de esperar por reprises. Esse tipo de recurso, possível graças à conexão do equipamento com a internet, é uma das promessas da IFA 2010, feira internacional de eletrônicos e utilidades domésticas, que começa nesta sexta-feira (3). O evento realizado em Berlim, na Alemanha, até 8 de setembro terá cobertura do UOL Tecnologia.

A conexão da TV com internet, uma das apostas do evento, permitirá também que o telespectador-internauta faça chamadas de voz, acesse serviços de vídeo e até consulte, no sofá da sala, a previsão meteorológica de qualquer cidade do mundo.

Ainda no campo dos televisores, outro recurso que os fabricantes estão investindo é na tecnologia 3D. Apesar de chamativa, essa tecnologia não chega a ser uma novidade -- na IFA 2009 foi apresentado um modelo que simula as proporções de uma tela de cinema. Porém, agora a tendência é fazer telas 3D que não exijam o uso de óculos especiais.

Utilidades domésticas

Uma das poucas feiras de tecnologia que também reúne utilidades domésticas, a IFA terá várias empresas do ramo com novidades como cafeteiras, máquinas de lavar inteligente, inovações em fogões e até aspiradores de pó. Além disso, está prevista a exposição de “robôs” que limpam automaticamente o chão de certos tipos de piso. 

 

  • Divulgação

    Miss IFA, espécie de musa da feira, posa com alguns produtos expostos no evento do ano passado

Na edição de 2009, os destaques foram o secador ideal para o cabelo da mulher brasileira, um aspirador de pó que não precisa de saco de sujeira e massageadores sensuais. Também foi apresentado um modelo de máquina de lavar que lava até 11 quilos de roupa e faz pouco barulho.

Computadores e portáteis
Expositores da IFA vão apresentar diversos modelos de tablets (computadores portáteis semelhantes ao iPad) e e-readers (equipamentos que permitem a leitura de livros digitais) com autonomia de bateria cada vez maior.

Já no campo de computadores, a tendência é a compactação de itens. Vários modelos do tipo All-in-one (tudo em um), que tem monitor e CPU “acoplados”, e gabinetes de CPU cada vez menores estão na lista de itens a serem apresentados.

Serviço
Conhecida por ter sido pioneira na exibição de televisores com tela colorida e pela apresentação do formato de som digital MP3, a IFA chega nesse ano a sua edição de número 50.

A feira reúne expositores de todo o mundo e será realizada de 3 a 8 de setembro, no pavilhão de eventos Messe Berlin, com a participação de mais de cem empresas de tecnologia e de eletrodomésticos.

Os expostitores estarão divididos em sete grandes áreas: IFA Home Entertainment (com eletrônicos voltados para o entretenimento doméstico), IFA Home Áudio Entertainment (com aparelhos de som, docks, mini-systems), IFA Home Applicances (eletrodomésticos), IFA MyMedia (com games, câmeras digitais e pendrives), IFA Communication (novidades em telecomunicações), IFA Technology and Components (semicondutores e novos padrões de tecnologia) e IFA Public Media (onde ficarão estações de rádio e TV que cobrirão o evento).

* O repórter viajou a convite da Philips

Últimas Notícias

Hospedagem: UOL Host