UOL Notícias Tecnologia

IFA 2010 - Feira de eletrônicos de consumo e eletrodomésticos

03 a 08 de setembro

04/09/2010 - 16h33 / Atualizada 06/09/2010 - 07h11

Promessa da IFA, TV 3D sem óculos exige 'malabarismos' do telespectador

GUILHERME TAGIAROLI||Do UOL Tecnologia
Berlim, Alemanha
  • Sem os óculos, as imagens 3D só funcionam para quem está em frente à TV

    Sem os óculos, as imagens 3D só funcionam para quem está em frente à TV

Quem já assistiu a um filme em 3D sabe o quanto os óculos podem incomodar durante a exibição (ainda mais se o telespectador já usa óculos e precisa colocar outro par por cima). Na tentativa de acabar com o incômodo, Samsung e Philips apresentaram durante a IFA 2010, feira de eletrônicos e eletrodomésticos realizada em Berlim, protótipos que dispensam os óculos para visualizar efeitos.

A reportagem do UOL Tecnologia conferiu de perto o funcionamento desses equipamentos que ainda estão em fase de testes e desenvolvimento. A conclusão é que para ver todos os efeitos de um filme – tanto no caso do aparelho da Samsung como no da Philips – o telespectador precisa fazer malabarismos em frente ao televisor. Em outras palavras: o conforto ganho sem os óculos é anulado pelo incômodo de não poder se jogar no sofá para assistir a um programa 3D.

Isso porque, dependendo do tipo de efeito, é necessário ficar em uma determinada posição. Quem está exatamente em frente à TV, por exemplo, visualiza perfeitamente uma imagem com algo que salte da tela – pipocas, durante os testes do UOL Tecnologia. Porém, quem está mais para o lado só visualiza uma imagem distorcida. Assim, se a TV 3D sem óculos chegasse à casa do telespectador sem ajustes, a poltrona em frente ao sofá será mais disputada do que nunca.

Sem contar que, após dez minutos seguidos em frente à TV 3D, o usuário pode ter uma leve sensação de tontura. É importante considerar, no entanto, que essa tecnologia ainda não está pronta para chegar às lojas e que os problemas atualmente apresentados podem ser eliminados com o tempo.

A previsão é que esse tipo de televisão saia da fase de protótipo nos próximos três anos. E essa é a boa notícia para quem acabou de comprar um televisor 3D com óculos: até lá dá para juntar dinheiro e investir no novo modelo. 

 

Hospedagem: UOL Host