UOL Notícias Tecnologia

IFA 2010 - Feira de eletrônicos de consumo e eletrodomésticos

03 a 08 de setembro

04/09/2010 - 07h00 / Atualizada 06/09/2010 - 07h11

'Quase celulares', tocadores multimídia desafiam mercado dominado pelo iPod

GUILHERME TAGIAROLI* ||Do UOL Tecnologia
Em Berlim, Alemanha
  • Galaxy 50 (esq.) e GoGear Connect têm visual parecido com o de telefone celular

    Galaxy 50 (esq.) e GoGear Connect têm visual parecido com o de telefone celular

Philips GoGear Connect

  • Guilherme Tagiaroli/UOL

    Tocador tem um trackball navegar pelas páginas

Na última quarta (1º), Steve Jobs, diretor-executivo da Apple, apresentou os novos de modelos de iPod. A concorrência não levou muito tempo para o contra-ataque e duas fabricantes apresentaram na IFA 2010 tocadores muito parecidos entre si (quase irmãos), que concorrerão diretamente com o gadget da Apple. Nesta batalha contra a companhia de Steve Jobs estão Samsung e Philips, que apostam em gadgets com visual de telefones celulares para atrair o público.

Os dois players, o Samsung Galaxy 50 e o Philips GoGear Connect, tocam música e exibem vídeos. Além do visual de celular, ambos vêm com o sistema operacional Android, do Google, e acessam a internet (qualquer semelhança com algumas funções do iPod touch não é mera coincidência).

Veja fotos de outros portáteis apresentados na IFA 2010

O principal chamariz dos aparelhos, em relação às alternativas da Apple, é a capacidade de expandir o espaço para armazenar conteúdo multimídia. No caso dos tocadores da Apple, essa mesma tarefa não é possível. Os dois modelos analisados pelo UOL Tecnologia têm entrada para cartão de memória microSD, expansível até 32 GB. Samsung e Philips comercializarão os players em duas versões: uma com 8 GB e outra com 16 GB.

Samsung Galaxy 50

  • Guilherme Tagiaroli/UOL

    Player tem botão central, que leva para o menu principal do sistema Android e conexão sem fio

As semelhanças não param por aí. Ambos têm rádio FM, tela multitouch de 3,2 polegadas, Android 2.1 (inclusive com acesso ao Android Market), câmera digital de 2 megapixels, GPS e Bluetooth. Eles também suportam redes 802.11 b/g/n, para conexão com a internet.

A diferença mais notável entre eles é que o da Philips tem um trackball para fazer a navegação pelas páginas, enquanto o da Samsung tem um botão central, que leva para o menu principal do sistema Android.

Os aparelhos ainda não têm previsão para lançamento no Brasil -- até porque, por terem conexão sem fio, precisam de aprovação da Anatel. Porém, estarão nas lojas dos mercados europeus até outubro, com preço a partir de 200 euros.

 * O repórter viajou a convite da Philips
 

 

Hospedagem: UOL Host