UOL Notícias Tecnologia

08/09/2010 - 11h10 / Atualizada 08/09/2010 - 11h11

Carregador solar promete encher bateria do celular em uma hora

GUILHERME TAGIAROLI||Do UOL Tecnologia
Em Berlim, Alemanha
  • Aurora 4 é voltado para eletrônicos que consomem mais energia, como o iPhone e iPod touch

    Aurora 4 é voltado para eletrônicos que consomem mais energia, como o iPhone e iPod touch

Os países europeus não estão entre os mais quentes. Porém, a IFA 2010, feira de eletrônicos e eletrodomésticos realizada até esta quarta-feira (8) na Alemanha, foi o palco escolhido pela empresa me2solar para apresentar sua nova linha de carregadores solares. De acordo com a companhia, após uma hora de exposição à luz do sol, o produto carrega a maioria dos modelos de celular.

Os carregadores custam 69 euros e 99 euros. O Aurora 2, mais barato, carrega aparelhos com até 800 mA (miliampère) – corrente usada na maioria dos telefones celulares –, enquanto o Aurora 4, com 1100 mA (miliampère), é específico para eletrônicos que precisam de mais energia (caso do iPhone e iPod Touch).

Apesar da diferença quanto à corrente, eles funcionam exatamente da mesma forma: o usuário deve abrir o carregador, expor o produto à luz do sol e ligá-lo a um suporte USB. O dispositivo da me2solar usa tecnologia CIGS (Copper indium gallium selenide). Essas células que captam a luz solar e a transformam em energia para o celular.

Ainda que na Europa ainda seja verão, a reportagem do UOL Tecnologia não conseguiu testar o produto: na terça-feira (7), o tempo em Berlim estava nublado e frio (cerca de 12º Celsius).

O produto estará disponível na Europa a partir de outubro. Questionado sobre a possibilidade de os carregadores serem comercializados no Brasil, Matthew Aloise, gerente de marketing da empresa, disse que estuda essa hipótese. Mas, antes de ir para outros mercados, a companhia precisa se estabelecer no continente europeu.
 

Últimas Notícias

Hospedagem: UOL Host