! Rede Wi-Fi liberta os micros dos cabos - 04/05/2005 - Reportagens Especiais

UOL TecnologiaUOL Tecnologia
UOL BUSCA
Reportagens Especiais
04/05/2005 - 16h48
Rede Wi-Fi liberta os micros dos cabos

Renato Rodrigues
Editor-assistente do UOL Tecnologia

Reportagem feita por sugestão de leitores; saiba mais

Imagine a seguinte cena: em casa, o pai precisa acessar o site da empresa, mas prefere fazer isso com seu notebook, no conforto da cama ou do sofá. Enquanto isso, o filho "precisa" terminar de baixar suas músicas do dia ou não quer parar o game online. Já a filha nem pensa em abandonar o papo com as amigas via Messenger. Como resolver o conflito sem estresse?

Divulgação
Divulgação
Roteador wireless, equipamento que distribui o sinal pela casa
Há dois modos mais comuns de permitir que todo mundo acesse os serviços de Internet ao mesmo tempo. O primeiro é passar cabos de rede pela casa toda, colocando pontos de acesso nos cômodos. Para isso, é preciso quebrar paredes (e repintá-las depois) ou conviver com pouco charmosos cabos passeando pelos ambientes.

Outra opção é adotar a tecnologia Wi-Fi -que interliga computadores sem o uso de fio. Em inglês, aliás, Wi-Fi significa "fidelidade sem fio". Atualmente, é o sistema de conexão em rede que mais cresce no mundo. No Brasil, estima-se que menos de 3% dos usuários de banda larga -que são quase 3 milhões- usem conexão sem fio em casa.

Graças a essa taxa de adoção tão baixa, as empresas do setor apostam em forte crescimento nos próximos anos. A D-Link, líder no mercado wireless doméstico, aumentou em 329% o número de unidades vendidas no primeiro trimestre deste ano, em comparação com o mesmo período do ano passado. A LinkSys, braço "doméstico" da gigante Cisco, dobrou as vendas entre 2004 e o ano anterior. Segundo Adriano Luz, gerente de produtos da D-Link, é possível montar uma rede sem fio em casa com menos de R$ 1.000.

Com preços em queda e configuração mais simples, a instalação de uma rede sem fio tem tudo para oferecer, além de acesso, serviços que poucos imaginam. É possível, por exemplo, colocar um adaptador de mídia na TV ou no home theater da sala, para que eles possam exibir vídeos e músicas guardados no PC, ou ainda usar uma webcam para monitorar o ambiente doméstico via Internet. Segundo Emerson Yoshimura, gerente regional da empresa para o Cone Sul, em breve chegarão ao mercado produtos como rádios Wi-Fi, que reproduzirão as músicas armazenadas no PC. No futuro, estimam os especialistas, haverá uma infinidade de aparelhos ligados entre si via rede -desde a torradeira até a máquina de lavar.

Futurologia à parte, é possível ter sua própria rede wireless com bastante facilidade. Mas tome cuidado com possíveis problemas de segurança.

Para saber mais, leia os textos listados na coluna da direita desta página.



ÚLTIMAS REPORTAGENS
27/02/2008
Dez mandamentos para ficar longe de vírus em mensagens instantâneas
20/02/2008
Recarga e fidelidade são banho de água fria em novas regras para celulares
18/02/2008
Windows Vista SP1 é quase um novo sistema operacional; saiba mais
16/02/2008
Brasil terá Campus Party também em 2009; confira balanço da festa
23/01/2008
Seu celular anda meio maluco? Cuidado, ele pode estar com vírus
21/01/2008
Transforme o seu PC em um home theater
17/01/2008
Veja dicas para adotar o Linux sem dificuldades no PC
16/01/2008
Creative Commons é alternativa ao direito autoral; saiba mais
15/01/2008
Navegador GPS funciona como guia de ruas digital no carro; veja teste
10/01/2008
Câmeras digitais aderem à onda do vídeo em alta definição na CES