! Wi-Fi - 2 - 04/05/2005 - Reportagens Especiais

UOL TecnologiaUOL Tecnologia
UOL BUSCA
Reportagens Especiais
04/05/2005 - 16h46
Wi-Fi - 2

Da Redação

Segurança é fator-chave na rede wireless

Alguns fatores são importantes quando se trata de redes sem fio.

O primeiro é o alcance do roteador -em média, o sinal tem um raio de 50 metros, em todas as direções. Se a casa for grande ou a intenção for usar o notebook no jardim, talvez seja preciso comprar uma antena repetidora, que amplifica o sinal.

Além disso, é possível que o sinal sofra interferências. A tecnologia 802.11g (e a "b") opera na freqüência de 2,4 GHz, usada por alguns telefones sem fio e pelos fornos microondas. "A poluição desse espectro pode atrapalhar", explica Adriano Luz, gerente de produtos da D-Link. Para evitar problemas, o jeito é afastar o telefone sem fio (caso ele opere em 2,4 GHz) do roteador e evitar o microondas quando a rede estiver sendo usada. Se a interferência for severa (em regiões com muitas empresas, por exemplo), o jeito é comprar equipamentos de padrão 802.11a, que são mais caros e têm alcance menor.

Mas o mais importante é cuidar da segurança. Segundo pesquisas, a maioria dos usuários não segue os procedimentos de configuração recomendados no manual do fabricante, deixando a rede aberta.

Por incrível que pareça, não é raro encontrar redes Wi-Fi em que a senha seja a mesma de fábrica (algo como "123mudar" ou "admin"). É como deixar a porta de casa aberta. Qualquer pessoa que tenha um notebook equipado com uma placa de rede pode acessar esse sistema e navegar como se fosse mais um membro da família. Em prédios, é comum vizinhos alguém descobrir redes wireless abertas de outros moradores.

Descobrir redes abertas tornou-se, inclusive, uma espécie de esporte urbano. É o chamado "warchalking". Criado nos EUA, esse termo refere-se à prática de andar pelas ruas munido de uma antena feita de uma lata de batata frita e descobrir redes wireless sem proteção, marcando o chão com giz onde ela está.

Para evitar esse tipo de problema, os cuidados são os mesmos de uma rede fixa: usar senhas não-óbvias e ter sempre instalados um antivírus e um firewall. O antivírus evita que pragas virtuais invadam o sistema e enviem informações para fora. Já o firewall barra tentativas de invasão externas, igualmente perigosas. Alguns fabricantes já possuem aparelhos com firewall incorporado, o que ajuda muito na segurança da rede. Na dúvida, claro, é melhor consultar o suporte do fabricante.

ÚLTIMAS REPORTAGENS
27/02/2008
Dez mandamentos para ficar longe de vírus em mensagens instantâneas
20/02/2008
Recarga e fidelidade são banho de água fria em novas regras para celulares
18/02/2008
Windows Vista SP1 é quase um novo sistema operacional; saiba mais
16/02/2008
Brasil terá Campus Party também em 2009; confira balanço da festa
23/01/2008
Seu celular anda meio maluco? Cuidado, ele pode estar com vírus
21/01/2008
Transforme o seu PC em um home theater
17/01/2008
Veja dicas para adotar o Linux sem dificuldades no PC
16/01/2008
Creative Commons é alternativa ao direito autoral; saiba mais
15/01/2008
Navegador GPS funciona como guia de ruas digital no carro; veja teste
10/01/2008
Câmeras digitais aderem à onda do vídeo em alta definição na CES