! 1 - Internet Explorer - 22/06/2005 - Reportagens Especiais

UOL TecnologiaUOL Tecnologia
UOL BUSCA
Reportagens Especiais
22/06/2005 - 16h30
1 - Internet Explorer

Da Redação

Reportagem feita por sugestão de leitores; saiba mais

Versão 6.0, Service Pack 2

  • Link para o site oficial

    Reprodução
    Reprodução
    Navegador Internet Explorer, versão 6.0.2
    VANTAGENS
    1. Compatibilidade
    Esse é um dos maiores trunfos do IE. A maioria dos recursos exigidos para navegar na Web é compatível com o navegador -ou virá a ser. Se o Internet Explorer demora para se adaptar às novas tecnologias, é fato que os webmasters interessados em um público amplo, como o que faz uso do IE, tenderão a adequar suas páginas ao navegador.

    2. Praticidade
    Integrado ao Windows, o que também pode ser um defeito (veja mais abaixo), o Internet Explorer funciona em conjunto com o Outlook, gerenciador de e-mails da Microsoft, MSN Messenger e outras aplicações do Windows.

    3. Praticidade 2
    Já vem instalado com o Windows, o que, aliás, é a principal razão da popularidade do browser. Para quem acabou de comprar o micro, ou teve que reinstalar o Windows, o navegador já está lá: é só clicar e navegar.

    4. Popularidade
    Para as empresas, o uso de um navegador bastante difundido poupa esforços com treinamento, já que a maioria das pessoas aprende a navegar na Internet pelo browser da Microsoft.

    5. Atualizações automáticas
    O usuário é avisado assim que as correções e atualizações são lançadas pela Microsoft, sem precisar ficar checando o site oficial da empresa.

    6. Agilidade nas correções
    Os defensores do browser garantem que a Microsoft é a primeira a alertar sobre falhas no navegador, já que tem uma grande equipe trabalhando no produto; o problema é que, às vezes, o tiro sai pela culatra: depois de avisar sobre a falha, crackers criam maneiras de explorá-la, enquanto os usuários não baixam as correções.


    DESVANTAGENS
    1. Vulnerabilidade
    O Internet Explorer sofre mais ataques porque é mais popular ou porque sua arquitetura é deficiente? Qualquer que seja a resposta, o fato é que ele é mais vulnerável. Navegar pela Web com o browser exige cuidado e bom senso. Por isso, nunca deixe de fazer as atualizações automáticas sugeridas pelo Windows. Atenção: o aviso dessas atualizações NUNCA chega por e-mail. O próprio Windows avisa quando chega a hora.

    2. Praticidade x Segurança
    Ao incorporar inúmeros recursos ao browser -compatibilidade com comandos ActiveX, que permite a execução de scripts com intermédio do browser, entre outras facilidades- a Microsoft esperava tornar o seu produto mais prático. E ficou. Tanto para os usuários, quanto para os crackers, que têm à sua disposição um navegador que, segundo os críticos, deveria solicitar a opinião do usuário mais vezes antes de sair executando operações. Sites especializados dizem que a próxima versão do IE, a sétima, terá navegação mais "emperrada", ou seja, virá configurada para solicitar a autorização para executar certos comandos.

    3. Novas versões demoram para chegar
    Líder de mercado, a Microsoft lançou a versão 6 do Internet Explorer em março de 2001. De lá para cá, só ofereceu "services packs" e atualizações menores para o software. Enquanto isso, os concorrentes investiram em navegação por abas e outros recursos.

    4. Integração ao Windows
    Mais uma vez, a Microsoft se depara com uma faca de dois gumes: para oferecer um navegador bem integrado ao sistema, a Microsoft deu ao Internet Explorer acesso a camadas mais profundas do sistema operacional. Falhas de segurança, no entanto, podem expor não só o navegador, mas todo o sistema do usuário.

    5. Instabilidade
    Se você é usuário do Internet Explorer, sabe do que estamos falando. Experimente abrir mais de dez janelas ao mesmo tempo no seu navegador e veja o que acontece: você é um forte candidato a ter o micro travado. "Mas dez janelas é um exagero", alguém pode dizer. Bem, com o sistema de navegação por abas, abrir várias páginas ao mesmo tempo é tarefa segura.


    OPINIÕES
    O Internet Explorer é como o Windows. Quer você goste dele ou não, o produto da Microsoft está presente na esmagadora maioria dos micros rodando no planeta.

    Por isso, antes de abandonar o Internet Explorer, é bom pensar que há ainda muitos sites desenhados especialmente para ele e que podem não funcionar muito bem com outros navegadores.

    "Para clientes corporativos que utilizam produtos da Microsoft, não dá para abrir mão do IE. Todos os recursos da Microsoft para Internet necessitam do navegador", explica Rafael Novo, gerente de tecnologia da 2S Integração e Conectividade, empresa que trabalha com computação corporativa.

    Igualmente inevitável, no entanto, é a constatação de que proliferam os ataques destinados ao Internet Explorer. Isso acontece sobretudo porque quase 90% dos internautas usam o navegador da Microsoft e porque ele tem mais vulnerabilidades conhecidas.

    (Bruno Aragaki)

  • ÚLTIMAS REPORTAGENS
    27/02/2008
    Dez mandamentos para ficar longe de vírus em mensagens instantâneas
    20/02/2008
    Recarga e fidelidade são banho de água fria em novas regras para celulares
    18/02/2008
    Windows Vista SP1 é quase um novo sistema operacional; saiba mais
    16/02/2008
    Brasil terá Campus Party também em 2009; confira balanço da festa
    23/01/2008
    Seu celular anda meio maluco? Cuidado, ele pode estar com vírus
    21/01/2008
    Transforme o seu PC em um home theater
    17/01/2008
    Veja dicas para adotar o Linux sem dificuldades no PC
    16/01/2008
    Creative Commons é alternativa ao direito autoral; saiba mais
    15/01/2008
    Navegador GPS funciona como guia de ruas digital no carro; veja teste
    10/01/2008
    Câmeras digitais aderem à onda do vídeo em alta definição na CES