! 2 - Firefox - 22/06/2005 - Reportagens Especiais

UOL TecnologiaUOL Tecnologia
UOL BUSCA
Reportagens Especiais
22/06/2005 - 16h25
2 - Firefox

Da Redação

Reportagem feita por sugestão de leitores; saiba mais

Versão 1.0.4

  • Link para o site oficial

    Reprodução
    Reprodução
    Navegador Firefox, versão 1.0.4
    VANTAGENS
    1. Navegação por abas
    Esse recurso permite abrir várias páginas em uma mesma janela. Sem carregar o navegador cada vez que você abre uma página em outra janela (como é com o Internet Explorer), seu micro economiza memória e ganha em estabilidade.

    2. Facilidade de uso
    Para quem está acostumado a surfar na Web com o Internet Explorer, adaptar-se ao Firefox não é difícil. Isso porque grande parte dos comandos é igual, os ícones e os menus são intuitivos, e o programa ainda tem alguns recursos evidentemente pensados nos novos usuários. É o caso da caixa de diálogo que avisa o internauta que tenta fechar a janela do programa com várias páginas abertas em abas, quando a intenção era fechar apenas uma aba.

    3. Segurança
    A arquitetura de programação do Firefox é baseada em extensões. Essa característica é apontada como um dos aspectos que tornam o navegador mais seguro. Em vez de incorporar inúmeros recursos, que podem ser usados por códigos maliciosos, o usuário é quem escolhe o que adicionar, através da seleção das extensões (como plug-ins). Caso desconfie de que algum desses recursos estejam causando problemas, basta executar o programa no Modo de Segurança, em que todas as extensões são desativadas, e buscar solução.

    4. Possui código aberto
    O programa foi desenvolvido por diversos programadores independentes, muitos dos quais trabalharam de graça. Como há muitos envolvidos em sua criação, isso pode facilitar no processo de detecção de erros e de criação de correções.

    5. É personalizável
    Além das extensões, é possível ainda mexer em configurações mais específicas do programa. Basta digitar, na barra de endereços, "about:config". Isso dará acesso a variáveis do programa.

    6. Recursos simples
    O Firefox tem barra de busca acoplada, bloqueador de pop-up instalado e sistema de busca em tempo real dentro da página, que encontra a palavra dentro da página enquanto você a digita.

    7. Menos vulnerável
    Menos popular, ainda não se tornou alvo principal dos crackers, como é o IE. Resultado disso, há poucos spywares e adwares voltados para o Firefox.

    8. Mais flexível
    Mais uma vez, o código aberto conta vantagem. Isso porque as mudanças para que o navegador se adapte a novas tecnologias podem ser feitas mais rapidamente. O Firefox se dá melhor com o CSS (utilizado por programadores para padronizar estilos na páginas) que o IE.

    9. Dá suporte a RSS
    Por meio de um sistema chamado Live Bookmark, você pode adicionar aos links favoritos páginas dinâmicas (de notícias, por exemplo) que buscam últimas atualizações sem que seja necessário ir ao site. Assim, ao ver os favoritos da Home Page do UOL, por exemplo, estarão lá as últimas notícias publicadas.


    DESVANTAGENS
    1. Incompatibilidade
    É a principal das desvantagens, sem dúvida. Alguns recursos simples de Javascript e mesmo algumas animações em Flash aparecem bagunçados no navegador. Não é que o Firefox "lê" errado javascript. Mas há muitas páginas com código mal escrito por aí, e essas páginas acabam não funcionando direito no Firefox.

    2. Lentidão
    O Firefox demora mais para iniciar que o Internet Explorer. A diferença talvez se explique pelo fato de o IE estar integrado ao Windows, e alguns dos componentes que utiliza já estarem em uso mesmo antes de o software ser aberto.

    3. Plug-ins
    Alguns recursos, ao serem utilizados pela primeira vez, precisam ser instalados, o que requer paciência e tempo, principalmente se a conexão for discada. Sites de bancos, o do Bradesco por exemplo, são exibidos depois que os plug-ins indicados são instalados, embora apresentem instabilidade.


    OPINIÕES
    Se a fragilidade do Internet Explorer reside, em parte, na sua grande popularidade, o aumento do número de usuários do Firefox pode também transformá-lo em alvo de ataques.

    É justamente esse um dos principais argumentos dos que saem em defesa do Internet Explorer. "Não tenho dúvida de que quando se tornar mais difundido, o Firefox também terá mais bugs encontrados", afirma Rafael Novo, gerente de tecnologia da 2S Integração e Conectividade. "O que vai fazer diferença é a capacidade de emitir correção dessas falhas."

    Alex Panadis, diretor técnico da Inova International, que trabalha com soluções para Internet, acredita que possíveis falhas sejam corrigidas rapidamente, já que "o Firefox foi feito por programadores voluntários, cujos interesses não são estritamente comerciais". "Como o código é aberto, mais pessoas têm acesso a ele, e podem rapidamente detectar e sugerir correções", diz.

    Para o professor Antonio Montes, do CenPra, centro de pesquisas em tecnologia ligado ao Ministério de Ciência e Tecnologia, o Firefox é uma boa saída para navegação segura, ainda que temporária. "Em informática, nenhuma solução é definitiva, ainda mais quanto à segurança. Se vier a ser alvo, teremos que encontrar outra solução".

    (Bruno Aragaki)

  • ÚLTIMAS REPORTAGENS
    27/02/2008
    Dez mandamentos para ficar longe de vírus em mensagens instantâneas
    20/02/2008
    Recarga e fidelidade são banho de água fria em novas regras para celulares
    18/02/2008
    Windows Vista SP1 é quase um novo sistema operacional; saiba mais
    16/02/2008
    Brasil terá Campus Party também em 2009; confira balanço da festa
    23/01/2008
    Seu celular anda meio maluco? Cuidado, ele pode estar com vírus
    21/01/2008
    Transforme o seu PC em um home theater
    17/01/2008
    Veja dicas para adotar o Linux sem dificuldades no PC
    16/01/2008
    Creative Commons é alternativa ao direito autoral; saiba mais
    15/01/2008
    Navegador GPS funciona como guia de ruas digital no carro; veja teste
    10/01/2008
    Câmeras digitais aderem à onda do vídeo em alta definição na CES