! Biometria "do futuro" já é realidade no Brasil - 21/07/2005 - Reportagens Especiais

UOL TecnologiaUOL Tecnologia
UOL BUSCA
Reportagens Especiais
21/07/2005 - 19h30
Biometria "do futuro" já é realidade no Brasil

Bruno Aragaki
Da Redação

Reportagem feita por sugestão de leitores; saiba mais

Para entrar ou sair de casa, você vai colocar o dedo em um leitor digital, e a porta se abrirá. No caixa eletrônico, bastará olhar para o leitor de íris para que o dinheiro seja liberado. E, à noite, haverá no balcão do bar outro leitor de digitais para contar quanto você consumiu. No futuro? Não exatamente.

Bruno Aragaki/UOL
Reprodução
Veja álbum de fotos
Esses são casos levantados pela reportagem do UOL de aplicações já em desenvolvimento no Brasil. Biometria eletrônica é o nome da tecnologia, usada para identificar pessoas e até há alguns anos só vista em filmes de ficção científica. Nesta reportagem especial, mostramos os casos em que ela já é usada e como ela funciona (veja nos links no alto, à direita).

Antes, uma explicação básica: a biometria parte do princípio de que certos traços físicos (como voz, formato do rosto, íris e digital) e alguns traços comportamentais (a maneira de assinar é o mais comum) são exclusivos de cada pessoa. Isto é, o desenho da sua íris não é igual ao de mais ninguém, ou ainda, o timbre da sua voz é único. Leitores e sensores biométricos, ligados a softwares que reconhecem e comparam padrões, usam esses traços para identificar indivíduos. As aplicações dessas tecnologias, como se pode imaginar, são inúmeras (veja uma lista).

"Em vez de milhares de senhas, você pode usar o dedo para acessar o computador", diz André Diamand, sócio-fundador da empresa Future Security. Segundo especialistas, a comodidade é um dos maiores atrativos da biometria, principalmente para o usuário doméstico. Um scanner de impressão digital ligado ao computador, ou um mouse equipado com um sensor desse tipo, pode eliminar o trabalho de digitar login e senha nas contas de e-mail e em tantas outras aplicações.

Segurança
A segurança é outro ponto forte da biometria. Como as características analisadas pelos dispositivos são únicas -e estão no corpo-, as possibilidades de fraudes são muito menores.

Foi o que levou o Detran-SP a adotar identificação biométrica por impressão digital nas aulas teóricas, desde o dia 18 deste mês em todo Estado. Com a medida, o órgão pretende acabar com casos de auto-escolas que, segundo denúncias, venderiam a carteira de motorista e dispensariam os candidatos das aulas.

"Além de certificar que o aluno freqüenta o curso, teremos como garantir que a carga horária está sendo cumprida. Os alunos terão que colocar o dedo no sensor na entrada e na saída das aulas", explica Rafael Rabinovici, o delegado diretor da divisão de habilitação do órgão.

Segundo apurou a reportagem, durante a semana em que medida entrou em vigor, algumas escolas adiantavam o relógio dos computadores para driblar a rigidez do sistema*. "As falhas do sistema serão corrigidas na medida em que forem descobertas. Os ajustes necessários serão feitos", afirmou Rabinovici.
*Depois da publicação dessa matéria, no dia 27 de julho, o grupo Criar informou, através de sua assessoria de imprensa, que o seu programa de reconhecimento biométrico não permite adiantar o relógio do computador, já que o software compara o horário do computador local com o do servidor da empresa.

ÚLTIMAS REPORTAGENS
27/02/2008
Dez mandamentos para ficar longe de vírus em mensagens instantâneas
20/02/2008
Recarga e fidelidade são banho de água fria em novas regras para celulares
18/02/2008
Windows Vista SP1 é quase um novo sistema operacional; saiba mais
16/02/2008
Brasil terá Campus Party também em 2009; confira balanço da festa
23/01/2008
Seu celular anda meio maluco? Cuidado, ele pode estar com vírus
21/01/2008
Transforme o seu PC em um home theater
17/01/2008
Veja dicas para adotar o Linux sem dificuldades no PC
16/01/2008
Creative Commons é alternativa ao direito autoral; saiba mais
15/01/2008
Navegador GPS funciona como guia de ruas digital no carro; veja teste
10/01/2008
Câmeras digitais aderem à onda do vídeo em alta definição na CES